O que cai na prova: Prefeitura de Guaxupé – MG

icone calendario 06 jul 2016

concurso prefeitura de guaxupe A Prefeitura de Guaxupé, em Minas Gerais, publicou edital com 215 oportunidades de emprego. A remuneração dos aprovados vai de R$ 880,00 até R$ 4.505,07.

Garanta a sua vaga!
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Guaxupé-MG

O período de inscrição está previsto para outubro, entre os dias 4 e 23. Os cadastros devem ser feitos através do site da organizadora IBAM. O processo de avaliação terá início em 20 de novembro, com a prova objetiva.

Confira o que cai no exame:

Conteúdo Programático

– Língua Portuguesa:

1. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; argumentação; discursos direto e indireto; intertextualidade; elaboração de parágrafos; elementos de coesão e coerência. 2. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos, modos e aspectos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, ironia. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4. Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordâncias verbal e nominal; regências verbal e nominal; colocação e ordem de palavras na frase. 5. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.

– Aspectos Legais das Políticas de Saúde:

I. Sistema Único de Saúde – SUS: Princípios, diretrizes e regulamentação. Diretrizes do Pacto pela Saúde em 2006 – Consolidação do Sistema Único de Saúde, publicado na Portaria/GM nº 399, de 22 de fevereiro de 2006; Diretrizes para a gestão do SUS: Descentralização; Regionalização; Financiamento; Regulação; Participação e Controle Social; Responsabilidade sanitária das instâncias gestoras do SUS; Planejamento e Programação; Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria; Participação e Controle Social; Níveis de atenção à saúde; Promoção de Saúde; Vigilância em Saúde. Constituição Federal de 1988 e suas alterações (Seção II Da Saúde). Lei Federal nº 8.080 de 19/09/90 e Lei Federal nº 8.142 de 28/12/90. II. Política Nacional de Atenção Básica. 1. Fundamentos 2. Das responsabilidades. 3. Do processo de trabalho das equipes de atenção básica. 4. Das especificidades da Estratégia da Saúde da Família. 5. Do processo de trabalho das Equipes da Saúde da Família. 6. Vigilância em saúde. III. Da avaliação da qualidade do trabalho das equipes de saúde da família.

– Legislação Municipal:

1. Competências e autonomia municipal. Princípios. 2. Os Poderes municipais. Legislativo e Executivo. 3. As atribuições da Câmara Municipal. Composição, estrutura e funcionamento. Processo e técnica legislativa. 4. O Poder Executivo e suas atribuições. A organização da Prefeitura. Órgãos da sua estrutura. 5. Políticas municipais. Política urbana. Política do meio ambiente. Política de saúde. Política cultural e educacional. Política de assistência social. Política econômica. 6. Servidores públicos. Regime jurídico. Direitos e deveres. Provimento dos cargos públicos. Posse e exercício. Processo disciplinar. 7. O Sistema Tributário Municipal. Normas gerais. Administração tributária municipal. 8. A prestação de serviços públicos. Prestação direta e indireta. 9. Atos municipais. Processo administrativo.

– Aspectos Legais da Política Educacional:

1. Filosofia e educação. 2. Educação e sociedade. 3. Tendências pedagógicas na prática escolar. 4. Postura política. 5. Escola como instância mediadora da pedagogia. 6. Filosofia do cotidiano escolar. 7. Sujeito da práxis pedagógica: Educador educando. 8. Elucidações conceituais e procedimentos metodológicos. 9. Didática: elemento articulador entre pedagogia e prática docente. 10. Escola nova. 11. A lei de Diretrizes e Bases da Educação. 12. Parâmetros Curriculares Nacionais. 13.Ideologia x Educação.14.ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente.15. Educação Especial. 16. Inclusão Escolar.

* Confira a parte de conhecimentos específicos no edital .

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, terá preferência para nomeação o candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a 60 anos;
b) tiver maior nota na parte de Conhecimentos Técnico-profissionais;
c) tiver maior nota na parte de Aspectos Legais das Políticas de Saúde;
d) tiver maior nota na parte de Língua Portuguesa;
e) tiver maior idade.

BAIXE O EDITAL AQUI!
CONFIRA A PÁGINA DE CONCURSO DA CONIMS-PR!

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BANNER GENÉRICO

 

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Guaxupé - MG

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais