O que cai na prova: Prefeitura de Itabaiana – SE

icone calendario 26 nov 2015

itabaiana A Prefeitura de Itabaiana, no Sergipe, abriu 170 vagas de concurso público para candidatos de todos os níveis. Se você deseja concorrer à uma das posições, veja o que cai na prova. Separamos os principais conteúdos para você.

Garanta já a sua vaga nesse concurso!
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Itabaiana – SE.

Para saber mais informações e baixar o edital, veja a página do Concurso Prefeitura de Itabaiana – SE.

Nível fundamental completo e incompleto

Língua Portuguesa: Interpretação de textos; Ortografia; Pontuação; Acentuação e Separação silábica, Encontros vocálicos;Encontros consonantais, Sinônimos, Antônimos, Parônimo se homônimos; Flexões do Substantivo; Aumentativo e Diminutivo; Regência Verbal e Nominal; Analise Sintática da Oração; Classe de Palavras (Advérbio, Substantivo, Adjetivo, Verbo, Preposição, Conjunção,Pronome e numeral);Compreensão de textos e Tipologia textual.

Matemática/Raciocínio Lógico: As quatro operações fundamentais (Adição,Subtração,multiplicação e divisão);Números pares e ímpares;Dezena e Dúzia;Números decimais; Pesos; Sistema métrico decimal;Unidade de Sistema Monetário Brasileiro; Geometria Plana (Ponto,Reta e Plano).Raciocínio Lógico:Capacidade de interpretar figuras e questões matemáticas.

Nível médio e superior

Língua Portuguesa: Compreensão de textos escritos de diferentes gêneros textuais.A função do “que” e do “se”.Paródia e paráfrase. Texto literário e não literário. Relação entre sentido e contexto: polissemia/conotação e denotação. Tipologias textuais:narração,dissertação e descrição.Linguagem e comunicação:linguagem verbal e não verbal/língua escrita e língua oral/variação linguística.Funções da Linguagem.Figuras de Linguagem. Ortografia dificuldades da língua (afim,afim/apar,ao par/acerca,a cerca/ ao invés, em vez, dentre outras). Emprego dos sinais de pontuação no texto. Acentuação gráfica. Emprego da crase. Significação dos elementos mórficos das palavras(sufixo,prefixo e radical).Aspectos morfossintáticos (função do: substantivo, adjetivo, pronome, verbo/período simples: termos associados ao nome e ao verbo). Sintaxe de colocação dos pronomes oblíquos átonos (ênclise,mesóclise e próclise). O processo de coordenação e subordinação(emprego dos conectivos).Sintaxe de concordância:nominal e verbal. Sintaxe de regência: nominal e verbal.Elementos da textualidade:coesão,coerência,clareza, precisão/armadilhas do texto (ambiguidade e redundância).Semântica e Estilística.

Matemática/Raciocínio Lógico (somente para cargos de nível médio): Teoria dos conjuntos. Conjuntos numéricos (definições, operações e propriedades):
números naturais, números inteiros, números racionais, números irracionais e números reais. Unidades de medida. Sistema métrico decimal.Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Relações: par ordenado, representação gráfica, produto cartesiano,relação binária,domínio e imagem e relação inversa.Análise de gráficos e tabelas.Teoria das funções.Funções do 1º grau. Funções do 2º grau. Equações irracionais. Inequações irracionais. Potenciação. Radiciação. Equação do 1º e 2º grau. Trigonometria. Sequências. Progressão aritmética e geométrica. Matrizes. Determinantes. Sistemas lineares. Análise combinatória: principio fundamental de contagem, fatorial, permutações, arranjos e combinações. Binômio de Newton. Probabilidade.Razão e proporção.Regra de três simples e composta.Matemática financeira: porcentagem,capital,montante, descontos,lucros,prejuízos,taxas de juros,juros simples e juros compostos.Estatística.Geometria plana: ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculo, cálculo de áreas, Teorema de Tales, Teorema de Pitágoras. Geometria Espacial:poliedros regulares,pirâmides,prismas,cilindros,cones e cálculo de volumes.Resolução de situações problema.

Conhecimentos específicos: Cada cargo exige uma matéria de conhecimentos específicos. Confira a sua no edital.

Critérios de desempate

Na hipótese de igualdade de pontos, para fins de classificação, o desempate será feito obedecendo a ordem dos seguintes critérios:

– Candidato que tiver idade mais elevada
– Obtiver maior pontuação nas questões de conhecimentos específicos (se houver);
– Obtiver maior pontuação nas questões de língua portuguesa (se houver);
– Obtiver maior pontuação nas questões de Matemática/Raciocínio Logico (se houver);
Em último caso, será feito sorteio público pela Comissão Organizadora do Concurso, com a presença dos candidatos empatados, após notificação.

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Itabaiana - SE: SAIU EDITAL com 258 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais