Pesquisar no blog

O que cai na prova: Prefeitura de Novo Hamburgo – Guarda Municipal

icone calendario 28 jan 2021

Novo hamburgo logao A Prefeitura de Novo Hamburgo – RS abriu 20 vagas imediatas + formação de cadastro reserva para o cargo de Guarda Municipal. Se você deseja concorrer aos salários de R$ 2.153,62, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Para mais informações e para baixar o edital, veja a página do Concurso Prefeitura de Novo Hamburgo – Guarda Municipal.

Adiante seus estudos para esta prova!
Compre aqui: Apostila Completão dos Concursos

Língua Portuguesa: Análise global do texto. Leitura, compreensão e interpretação de texto. Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Recursos de argumentação. Substituição vocabular.

Raciocínio lógico: Problemas de raciocínio lógico envolvendo estruturas lógicas, lógica de argumentação, diagramas lógicos, tautologias, proposições. Teoria dos Conjuntos.Análise Combinatória.Princípios de Contagem.Noções de Estatística e Probabilidade. Razão e proporção. Noções de Matemática Financeira: Porcentagem, Juros Simples e Compostos. Regra de Três Simples e Composta.

Legislação: Dos Princípios Fundamentais. Dos Direitos e Garantias Fundamentais: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Dos Direitos Sociais; Da Nacionalidade; Dos Direitos Políticos; Dos Partidos Políticos. Da Organização do Estado: Da Organização Político-Administrativa; Da União; Dos Estados Federados; Dos Municípios. Da Administração Pública. Estatuto do Idoso. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Orgânica do Município de Novo Hamburgo. Estatuto dos Servidores Públicos de Novo Hamburgo.

Conhecimentos específicos: Direito Administrativo. Administração Pública. Poder de polícia. Atos administrativos. Serviço público. Responsabilidade civil do Estado. Direito Penal. Crime. Contravenção penal. Ilicitude e culpabilidade. Espécies de crime – dos crimes contra a pessoa; dos crimes contra o patrimônio; dos crimes contra os costumes; dos crimes contra a saúde pública; dos crimes contra a administração pública. Lei Maria da Penha. Abuso de autoridade. Sistema Nacional de Armas. Lei antidrogas. Código de Trânsito Brasileiro. Estatuto Geral dos Guardas Municipais. Direitos do Consumidor. Lei dos Crimes Hediondos. Lei dos Crimes de Tortura. Noções de Direito Ambiental: proteção dos Animais e crimes contra a fauna preservação das florestas e reservas, edificações irregulares, pichação, proteção à biodiversidade.

Critérios de desempate

Se houver empate na classificação por cargo serão utilizados como critérios de desempate favorável, prioritariamente, a Lei Federal n. 10.741, de 1º de 2003, parágrafo único do art. 27 do Estatuto do Idoso, considerada para esse fim a data da realização das provas objetivas, conforme relacionado abaixo:
– Em PRIMEIRO lugar, candidato idoso de maior idade;
– Em SEGUNDO lugar, maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;
– Em TERCEIRO lugar, maior nota na prova de Legislação;
– Em QUARTO lugar, maior nota na prova de Língua Portuguesa;
– Em QUINTO lugar, a idade (valendo para esse fim, o de maior idade);
– Persistindo o empate, será realizado sorteio público.

inst-4685X60

Saiba mais sobre o Concurso Guarda de Novo Hamburgo - RS

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais