O que cai na prova: Prefeitura de Porto Alegre – RS

icone calendario 24 set 2015

Prefeitura de Porto Alegre A Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, lançou edital com dez vagas para guardas municipais, que exigem nível médio completo. Para maiores informações, confira a página do Concurso da Prefeitura de Porto Alegre – RS .

Conteúdo programático

As provas objetivas, que ainda não tiveram as datas divulgadas, serão compostas das seguintes disciplinas:

Garanta a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Porto Alegre

– Língua portuguesa: análise e interpretação de textos, que contam com compreensão e estruturas de texto e parágrafos, além de elementos de coesão, inferências e efeitos de sentidos; a parte de vocabulário conta com significados de palavras e expressões no texto e substituições de palavras e expressões de textos, e por fim, denotação e conotação; os aspectos linguísticos englobam os temas de ortografia, fonética, classificação de fonemas, acentuação gráfica, vozes verbais, concordância e regência nominal e verbal.

– Matemática/Raciocínio Lógico: a parte de matemática conta com conjuntos numéricos (números inteiros, racionais e reais); sistema legal de medidas; razões e proporções (regras de três simples e composta); porcentagens; equações; sistemas lineares; matemática financeira (juros simples e compostos); progressões aritméticas e geométricas; geometria plana e espacial; e noções de estatística. Já para raciocínio lógico os temas são de estruturas lógicas; lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões); lógica sentencial; proposições simples e compostas; tabelas verdades; equivalências; princípios de contagem e probabilidade; operações com conjuntos; raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos e geométricos.

– Legislação Específica: envolve Constituição da República Federativa do Brasil; leis e decretos do Código Penal; além de assuntos ligados ao Direito Administrativo e aos princípios informativos do Direito Administrativo.

Critérios de desempate

Os critérios de desempate adotados pela banca organizadora são:

a) candidato mais idoso;

b) maior pontuação na parte de Conhecimentos Específicos;

c) maior pontuação na parte de Legislação;

d) maior pontuação na parte de Língua Portuguesa.

 

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Porto Alegre - RS

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais