Compartilhar:

O que cai na prova: Prefeitura de São Paulo

icone calendario 02 out 2015

Prefeitura de São PauloA Prefeitura de São Paulo abriu concurso público com excelentes salários. Se você deseja concorrer a uma das mais de 500 vagas oferecidas, fique atento a o que cai na prova. O Portal GN Concursos separou as principais matérias para você.

Caso tenha alguma dúvida sobre o Concurso e queira saber mais detalhes, acesse a página do Concurso Prefeitura de São Paulo clicando aqui.

Língua Portuguesa: Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos. Informações literais e inferências possíveis. Ponto de vista do autor. Estruturação do texto: relações entre ideias; recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Classes de palavras: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. Voz Ativa e Passiva. Pontuação.

Raciocínio Lógico-matemático e Estatística: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio; raciocínio sequencial; orientação espacial e temporal; formação de conceitos; discriminação de elementos. Lógica de Argumentação. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Séries Estatísticas. Distribuição de Frequências – Distribuição Normal. Medidas de Dispersão e Posição. Medidas de Variabilidade. Noções Básicas de Probabilidades. Amostragem – Principais Tipos de Amostras.

Administração Pública: Organização do Estado político-administrativo na CRFB/88. Administração Pública na CRFB/88. Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na Constituição. Lei Orgânica do Município de São Paulo Organização Administrativa do Estado Brasileiro. Princípios da Administração Pública. Serviços públicos: conceito e natureza, modalidades e formas de prestação, o perfil moderno do serviço público. Concessão, Permissão e Autorização. Regime jurídico da Licitação e dos contratos administrativos: obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação da licitação; procedimentos, anulação e revogação; modalidades de licitação. Lei n.º 8.666/93 e legislação posterior. Contratos administrativos: conceito, características e interpretação. Reequilíbrio econômico-financeiro. Modalidades de acordos administrativos: Concessões de serviço público. Parcerias PúblicoPrivadas. Contrato de Gestão. Convênios, termos de parceria, e consórcios administrativos.

Realidades Municipais: Dinâmica e estrutura demográfica do município de São Paulo: mudança no perfil demográfico e janela demográfica, imigração; impactos das mudanças demográficas nas políticas públicas. Desigualdades geográficas, econômicas e sociais dentro do município de São Paulo; discriminação e exclusão social; dinâmica social no município; indicadores sociais; cobertura e atendimento dos serviços públicos básicos. Desenvolvimento local, desafios da metrópole e da região metropolitana. Infraestrutura e condições para o desenvolvimento econômico municipal. Planejamento regional e urbano. Cidades, espaço público x privado, conceito e apropriação dos espaços públicos. Mercado habitacional e gestão do uso do solo. Economia urbana e urbanização. Formação, crescimento e tamanho das cidades. A localização das atividades econômicas no espaço intraurbano, concentração e problemas. Meio Ambiente urbano e Sustentabilidade. Transportes, transporte coletivo, acessibilidade e mobilidade urbana. Segurança urbana.

Conhecimentos específicos: Para saber quais matérias de conhecimentos específicos seu cargo exige, acesse a página do Concurso Prefeitura de São Paulo e baixe os Editais e suas retificações.

Critérios de desempate:

Havendo igualdade na classificação definitiva, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
– Tiver idade igual ou superior a 60 anos
– Obtiver maior nota na Prova Dissertativa;
– Obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos da Prova Objetiva;
– Obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Gerais da Prova Objetiva;
– Tiver maior idade entre aqueles com idade inferior a 60 anos;
– Tiver exercido efetivamente a função de jurado
Persistindo, ainda, o empate, poderá haver sorteio na presença dos candidatos envolvidos.

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de São Paulo - SP

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais