O que cai na prova: Prefeitura de Uberlândia – MG – edital setembro

icone calendario 03 out 2016

concurso prefeitura de uberlândia A Prefeitura de Uberlândia, em Minas Gerais, publicou mais um edital para a realização de um novo concurso público. A nova seleção, aberta em setembro, oferece 10 vagas para a área da educação. A remuneração vai de R$ 1.403,27 a R$ 2.864,00.

Garanta já a sua vaga neste concurso
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Uberlândia

Para quem se interessou, as inscrições estão abertas até o dia 13 de outubro através do site da própria Prefeitura de Uberlândia. A data e o horário da prova objetiva ainda não foram divulgados. Confira o que será cobrado no exame:

Conteúdo Programático

Edital/01

– Língua Portuguesa:

1) Textos: científicos, informativos, publicitários, didáticos, instrucionais e literários. 2) Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. 3) Morfologia, sintaxe e semântica: funções textuais. 4) Discursos: Direto, Indireto e Indireto Livre. 5) Linguagem Denotativa e conotativa. Norma padrão. Paráfrase e Paródia. 6) Ortografia. Acentuação gráfica. Formação de palavras. 7)Emprego dos operadores argumentativos. Efeitos de sentido. Polissemia. 8) Concordância e Regência e Colocação.

– Legislação:

1) Lei Municipal nº 11.444, de 24 de julho de 2013, Rede pelo Direito de Ensinar e Aprender. 2) Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial. Educação Nacional. 3) Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que institui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 4) Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 5) Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente. 6) Lei nº 13.005, de 25 de dezembro de 2014, que institui o Plano Nacional de Educação.

Edital/03

– Língua Portuguesa:

1.Interpretação e Compreensão de texto. 2. Funções da Linguagem. 3. Fonética e Fonologia: classificação das palavras. 4. Ortografia: parônimos e homônimos. 5. Reforma Ortográfica: Acentuação das palavras, emprego do hífen. 6. Morfologia: Estrutura das palavras, prefixos, sufixos, classes de palvras (Adjetivo, Artigo, Advérbio, Conjunção, Interjeição, Numeral, Preposição, Pronome, Substantivo, Verbo). 7. Análise Sintática: Termos da Oração, Orações Coordenadas, Orações Subordinadas, 8. Concordância Verbal e Concordância Nonimal. 9. Regência Nominal e Regência Verbal. 10. Pontuação. 11. Semântica: Denotação e Conotação.

– Informática:

1. Conceitos básicos: Hardware e Software; sistema operacional; programas aplicativos; redes de computadores; Internet; email; transferência de arquivos; World Wide Web (WWW); dispositivos móveis; profissões ligadas à informática. 2. Noções Básicas de microcomputador – componentes, dispositivos de entrada e saída, periféricos, processadores, tipos de memória, dispositivos externos. 3. Ambiente MS-Windows – Uso do ambiente gráfico; execução de aplicativos e acessórios; manipulação de arquivos e pastas; execução de aplicativos básicos; lixeira; tipos de arquivos; configuração, manutenção, instalação e atualização do MS-Windows. 4. MS-WORD – Utilização de janelas e menus; barras de ferramentas; operações com arquivos; impressão de documentos e configuração da impressora; edição de textos; formatação no Word; criação e manipulação de tabelas; operações com documentos. 5. MS-EXCEL – Fundamentos da planilha; editando e formatando planilhas; formatando células; alterando opções de impressão; organizando planilhas e exibição de janela; trabalhando com gráficos; executando cálculos; usando funções lógicas e financeiras; usando Excel com a Internet; operações com planilhas. 6. Noções de Utilização do Google Chrome, Mozilla, MS-Internet Explorer e Firefox – Manutenção dos endereços favoritos; utilização de histórico; noções de navegação em hipertexto; baixando arquivos; segurança; configuração e atualização. 7. Noções de Utilização do MS-Outlook – Envio e recebimento de mensagens – incluindo a utilização de arquivos anexos; localização de mensagens nas pastas; organização das mensagens em pastas e subpastas; manutenção do catálogo de endereços; configuração e atualização. 8. Noções de utilização e configuração de aplicações web para acesso a mensagens – Serviços gratuitos de correio eletrônico, Hotmail e Gmail: Envio e recebimento de mensagens, incluindo a utilização de arquivos anexos. 9. Vírus de computador – Definição e programas antivírus; tipos de vírus.

– Matemática:

Conjuntos, Números Inteiros; Números Racionais; Números Reais; Sistema de Numeração Decimal; Problemas envolvendo números e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação), Frações ordinárias e decimais, produtos notáveis. 2. Múltiplos e divisores: máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3. Expressões numéricas. 4. Equações do 1º e 2º graus. 5. Problemas, números e grandezas proporcionais: razões e proporções, Divisão em partes proporcionais, Regra de três simples e composta. 6. Porcentagem. Juro simples: juros, capital, tempo, taxas e montantes. 7. Introdução à Estatística: gráficos, média aritmética, média aritmética ponderada. 8. Sistema de medidas decimais: medidas de comprimento, perímetro, metro, metro quadrado e cúbico, litro, grama. 9. Funções de 1º e 2º graus; Progressões (PA e PG); 10. Análise Combinatória (Princípio fundamental da contagem, Arranjos, Permutação, Combinação) 11. Probabilidade; 12. Resolução de problemas.

Edital/05

– Língua Portuguesa:

1) Textos: científicos, informativos, publicitários, didáticos, instrucionais e literários. 2) Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. 3) Morfologia, sintaxe e semântica: funções textuais. 4) Discursos: Direto, Indireto e Indireto Livre. 5) Linguagem Denotativa e conotativa. Norma padrão. Paráfrase e Paródia. 6) Ortografia. Acentuação gráfica. Formação de palavras. 7)Emprego dos operadores argumentativos. Efeitos de sentido. Polissemia. 8) Concordância e Regência e Colocação.

– Legislação:

1) Lei Municipal nº 11.444, de 24 de julho de 2013, Rede pelo Direito de Ensinar e Aprender. 2) Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial. Educação Nacional. 3) Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que institui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 4) Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 5) Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente. 6) Lei nº 13.005, de 25 de dezembro de 2014, que institui o Plano Nacional de Educação.

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, a ordem de posição obedecerá a seguinte ordem:

a) Quem tiver idade igual ou superior a 60 anos;
b) Quem tiver a maior nota em Conhecimentos Específicos;
c) Quem tiver a maior nota em Legislação;
d) Quem tiver a maior nota em Língua Portuguesa;
e) Quem tiver a maior idade.


 

Concurso Uberlândia

Para saber mais informações e baixar os editais, veja a página do Concurso Prefeitura de Uberlândia – edital setembro

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila-prefeitura-de-uberlandia

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Uberlândia - MG - edital setembro

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais