O que cai na prova: Prodesan

icone calendario 07 abr 2016

PRODESAN A Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan) publicou edital com duas oportunidades imediatas e mais formação de cadastro reserva. A remuneração varia de R$ 796,03 até R$ 5.018,98.

Os cargos disponíveis são: Advogado Pleno, Auxiliar de Laboratório – Usina de Asfalto, Auxiliar Operacional, Coletor de Lixo, Economista Pleno, Marceneiro, Marteleteiro, Motorista, Rasteleiro e Servente de Obras.

Para quem se interessou, as inscrições estão abertas até 25 de abril através do site da IBAM . A taxa de participação depende da carreira pretendida, variando de 39 a 88 reais.

Garanta sua vaga neste concurso.
Compre aqui: Apostila Prodesan

Prova

O processo de avaliação terá início em 15 de maio com as fases de: provas objetiva, prática e de títulos.

Conteúdo programático

  • Conhecimentos Básicos

 

1) Auxiliar Operacional, Coletor de Lixo, Marteleteiro, Rasteleiro, Servente de Obras

– Língua Portuguesa: compreensão de Texto; Sinônimo e antônimo, pontuação, as Classes gramaticais: Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas e Ortografia Oficial.
– Matemática: as quatro operações com números inteiros e fracionários; Sistema métrico decimal (medidas de comprimento e de massas), medidas de tempo (hora, minuto e segundo), Resolução de situações problema.

2) Marceneiro, Motorista

– Língua Portuguesa: interpretação de Texto; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; As classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal. Noções da norma culta da língua portuguesa na modalidade escrita.
– Matemática: noções sobre conjuntos: definição, operações. Conjuntos dos números naturais, inteiros e racionais (formas decimal e fracionária); propriedades e operações. Equações e sistemas de equações do 1º grau. Grandezas proporcionais: razão e proporção. Regra de três simples. Porcentagem e juro simples. Sistema Monetário Brasileiro. Sistema de medidas: comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo (transformação de unidades). Figuras geométricas planas: perímetro e áreas. Resolução de situações – problema envolvendo todos os itens do programa.

3) Auxiliar de Laboratório

– Língua Portuguesa: questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.
– Matemática: teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais (R): operações, propriedades e problemas; Cálculos Algébricos; Grandezas Proporcionais – Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem e Juro Simples; Sistema Monetário Brasileiro; Equação do Primeiro e Segundo Graus – problemas; Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) – transformação de unidades e resolução de problemas; Geometria: ponto, reta, plano – ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência, círculo e seus elementos respectivos – figuras geométricas planas (perímetros e áreas) – sólidos geométricos (figuras espaciais): seus elementos e volumes; Funções do 1º e 2º graus; Sequências, Progressões Aritméticas e Geométricas. Resolução de problemas.

 

4) Advogado Pleno, Economista Pleno

– Português: questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.
– Informática: sistema Operacional Microsoft Windows; Microsoft Office: Editor de textos Word e Planilha Excel; Internet e ferramentas Microsoft Office (versões 2007, 2010 e/ou 2013).

 

  • Conhecimentos Específicos

 

Os conteúdos cobrados dependem de cada cargo, confira no edital .

Critérios de desempate

Em caso de empate na nota final na primeira etapa do concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

1) Tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso;
2) Maior número de pontos na prova de Conhecimentos Específicos;
3) Maior número de pontos na prova prática, quando for o caso;
4) Tiver maior idade e inferior a 60 anos;
5) Tiver sido jurado, a partir da vigência da Lei Federal nº 11.689/2008 e até o último dia do período das inscrições para este Processo Seletivo.

Saiba mais sobre o Concurso PRODESAN

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais