O que cai na prova: Seduc – MA

icone calendario 14 dez 2015

seduc-ma-gran-cursos-online A Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc – MA) abriu concurso com 1500 vagas imediatas e 300 de cadastro reserva para Professores. Se você deseja concorrer aos salários de R$ 4.985,44, veja o que cai na prova. Separamos os principais conteúdos para você.

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Seduc – MA

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Seduc – MA.

Conhecimentos Gerais: Tópicos relevantes e atuais das áreas de política, economia, sociedade, educação, tecnologia, Energia, desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e ambiental, segurança pública, Combate à corrupção, ecologia e suas vinculações históricas. Atualidades referentes ao Estado do Maranhão.

Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos verbais, não-verbais, informativos, publicitários e literários. Textualidade: coesão e coerência. Funções da linguagem. A intertextualidade na leitura e na produção de textos. Tipologia textual. Variação linguística: emprego da linguagem formal e informal. Aspectos morfossintáticos e semânticos da língua: emprego das Classes de palavras, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, ocorrência de crase, pontuação gramatical e estilística. A semântica e estilística da frase: noção de conotação, denotação, polissemia, sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, ambiguidade, figuras de linguagem.

Noções de Informática – Noções de operação de Microcomputadores. Sistema operacional Windows 7, 8 ou superior. Microsoft Office (Word, Excel, Access e PowerPoint) 2003, 2010 ou superior. Conceitos browsers de internet. Correio Eletrônico. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. Noções hardware e de utilização de softwares.

Fundamentos da Educação: Paradigmas da Educação. A função social da escola. O projeto político-pedagógico da escola. A sala de aula e a prática pedagógica: currículo escolar, planejamento e avaliação, interação professor/aluno, recursos didáticos. Interdisciplinaridade e Transversalidade: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, cultura étnico-racial, trabalho e consumo. Desafios da Educação Brasileira: analfabetismo, evasão, repetência, qualidade de ensino. Formação e valorização do professor. Gestão Democrática da Educação. Evolução histórica da Educação Brasileira.

Legislação Básica da Educação: Princípios da Administração Pública; Emenda Constitucional nº 53/2006; Lei nº 11.494/2007; Lei 9394/96 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Decreto Federal nº 5.154/2004; Lei nº 6.107/94 Estatuto do Servidor Público Estadual; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos e Responsabilidades dos Servidores Públicos, Regime Disciplinar; Lei nº 9860/2013 – Estatuto do Magistério.

Conhecimentos específicos: Varia de acordo com a disciplina que o professor for ministrar. Confira as suas matérias no edital.

Critérios de desempate

Ocorrendo empate no somatório dos pontos obtidos, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:
– Ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos até o último dia de inscrição neste Concurso Público e, dentre os que estiverem
– Ter sido jurado em processos penais de competência do Tribunal do Júri (Código de Processo Penal, art. 440);
– Maior nota relativa às questões de Conhecimentos Específicos da Prova Objetiva;
– Maior nota relativa às questões de Língua Portuguesa da Prova Objetiva;
– Maior nota relativa às questões de Fundamentos da Educação da Prova Objetiva;
– Maior nota relativa à Prova de Títulos;
– Maior idade

seduc-ma

Saiba mais sobre o Concurso Seduc - MA

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais