O que cai na prova: SENAR-BA

icone calendario 18 abr 2016

SENAR-BA - logo No começo da semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional da Bahia (SENAR-BA) publicou edital com o objetivo de selecionar, para formação de cadastro reserva, novos funcionários com ensino fundamental ou médio/técnico completos.

O salário oferecido aos aprovados varia entre R$ 1.537,00 e R$ 6.633,00. Quem for aprovado passará por um período de teste com duração de 90 dias, para depois disso conseguir um contrato definitivo e com tempo indeterminado.

Para os interessados, o período de inscrição está aberto até 29 de abril, através do site da banca organizadora (Planejar Consultoria ). Não há taxa de participação e a prova será aplicada em 12 de junho, na capital Salvador.

Confira abaixo os detalhes do teste:

Conteúdo Programático

1) Cargos de nível superior

– Língua Portuguesa: compreensão e interpretação de textos informativos, extraídos de livros, revistas, jornais. Interpretação de textos verbais, não verbais e mistos: quadrinhos, tiras, outdoors, propagandas, anúncios etc. Conhecimentos linguísticos: o nome, seus modificadores e flexões; o verbo e flexões; elementos circunstanciais. Palavras relacionais: preposição e conjunção. Estrutura e formação de palavras. Oração e seus elementos constituintes. Coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas frasais. Sintaxe de concordância e regência. Semântica. Sinônimos e antônimos. Acentuação gráfica. Pontuação. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem. Coerência e Coesão.

– Conhecimentos Gerais Contemporâneos: domínio de tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, agronegócio, meio ambiente, associativismo e cooperativismo, desenvolvimento sustentável, qualidade de vida no campo, segurança alimentar. Assuntos de interesse geral – nacional ou internacional – amplamente veiculados, nos últimos dois anos, pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local – rádio, televisão, jornais, e/ou revistas.

– Noções de informática: conceitos básicos de informática; ferramentas do Windows Explorer; painel de controle. Sistema Operacional. Aplicação e uso dos recursos da Internet e da Intranet como ferramenta de comunicação e de gestão. Principais aplicativos comerciais para edição de textos e planilhas, geração de material escrito, visual e sonoro e outros. Comandos básicos do Word e do Excel. Principais navegadores para Internet. Correio eletrônico. Procedimento para a realização de cópia de segurança. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. Organização de informação para uso na Internet.

– Conhecimentos sobre o SENAR-AR/BA: missão, objetivos e formas de atuação.

 Conhecimentos específicos: de acordo com o cargo pretendido.

2) Cargos de nível médio:

– Língua Portuguesa: compreensão e interpretação de textos informativos, extraídos de livros, revistas, jornais. Interpretação de textos verbais, não verbais e mistos: quadrinhos, tiras, outdoors, propagandas, anúncios etc. Compreensão de textos de uso prático no cotidiano profissional (aviso, ofício, carta, memorando, folheto, propaganda, portaria); conhecimento linguístico: ortografia, separação silábica, acento gráfico, crase, pontuação, concordância nominal e verbal; flexão de gênero e número–flexão verbal (número e pessoa, tempo e modo); significação das palavras: sinônimos, antônimos.

– Conhecimentos Gerais Contemporâneos: informações atuais de ampla divulgação da imprensa sobre aspectos da vida econômica, social, política e cultural no Estado da Bahia e no Brasil; meio ambiente; saúde e qualidade de vida; desenvolvimento sustentável; cidadania e direitos humanos.

– Noções de Informática: Conceitos básicos; Hardware e Software; Sistema Operacional Windows XP; Editor de texto Word; Planilha Eletrônica Excel; Conceitos e serviços relacionados à Internet, Intranet e Extranet; Internet Explorer; Correio Eletrônico; Cópia de segurança (backup); Conceito e organização de arquivos (pastas/diretórios); Noções básicas de armazenamento de dados.

– Conhecimentos sobre o SENAR-AR/BA: missão, objetivos e formas de atuação.

 Conhecimentos específicos: de acordo com o cargo pretendido.

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, terá preferência para nomeação o candidato que:

a) tiver maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos;
b) tiver maior pontuação nas questões de Língua Portuguesa;
c) tiver maior idade (considerando dia, mês e ano).

Para mais informações desse concurso, basta acessar: Concurso SENAR-BA

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-curso-teste

 

 

Saiba mais sobre o Concurso SENAR BA - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional da Bahia

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais