O que cai na prova: TCE – PA

icone calendario 08 jun 2016

TCE para logo

O Tribunal de Contas do Pará (TCE-PA) publicou edital de concurso com 95 vagas imediatas + formação de cadastro reserva para níveis médio e superior. Se você vai participar dos testes agendados para o dia 19 de junho, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Garanta a sua vaga no Tribunal de Contas do Estado do Pará
Compre agora: Apostila TCE – PA

Conhecimentos Básicos para os cargos de Auditor de Controle Externo e Auxiliar Técnico de Controle Externo

Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Controle Externo da Administração Pública: 1 Conceito, tipos e formas de controle. 2 Controle interno e externo. 3 Controle parlamentar. 4 Controle pelos tribunais de contas. 5 Controle administrativo. 6 Recurso de administração. 7 Reclamação de recursos. 8 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações (Lei de Improbidade Administrativa). 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 10 Controle jurisdicional da administração pública no Direito brasileiro. 11 Controle da atividade financeira do Estado: espécies e sistemas. 12 Tribunal de Contas da União (TCU), dos Estados e do Distrito Federal. 12.1 Tribunal de Contas do Estado do Pará. 12.1.1 Natureza, competência, jurisdição e organização. 13 Constituição do Estado do Pará (Título V, Capítulo I e Seção VII). 14 Lei Orgânica do TCE/PA (Lei Complementar nº 81/2012). 15 Regimento Interno do TCE/PA.

Noções de Informática (Somente para o cargo de Auxiliar Técnico de Controle Externo, exceto para a área: Informática): 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso TCE – PA!

Critérios de desempate

Exceto para o cargo de Auxiliar Técnico de Controle Externo – Área: Informática
– Tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso);
– Obtiver maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos;
– Obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
– Obtiver maior nota na prova objetiva de conhecimentos básicos;
– Obtiver maior número de acertos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
– Obtiver maior nota na prova discursiva (redação);
– Tiver maior idade;
– Tiver exercido a função de jurado (art. 440 do Código de Processo Penal e Resolução nº 122, do CNJ).

Somente para o cargo de Auxiliar Técnico de Controle Externo – Área: Informática
– Tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso);
– Obtiver maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos;
– Obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
– Obtiver maior nota na prova objetiva de conhecimentos básicos;
– Obtiver maior número de acertos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
– Tiver maior idade; g) tiver exercido a função de jurado (art. 440 do Código de Processo Penal e Resolução nº 122, do CNJ).

modelo-apostila tce pa

Saiba mais sobre o Concurso TCE PA

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais