O que cai na prova: TJ – PI

icone calendario 05 out 2015

TJ-PI logao O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ – PI) abriu 180 vagas de Concurso Público para Analista Judiciário (nível superior). Se você deseja concorrer ao salário de R$ 6.518,71, fique atento a o que cai na prova.

Garanta a sua vaga neste concurso
Compre aqui: Apostila TJ-PI

O Portal GN Concursos separou as principais matérias para você. Se ainda assim tiver dúvida, acesse a Página do Concurso TJ – PI .

Língua portuguesa: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto; interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

Raciocínio lógico: proposições, valor-verdade, negação, conjunção, disjunção, implicação, equivalência, proposições compostas. Equivalências lógicas. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Diagramas lógicos, tabelas e gráficos. Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Representação na reta. Unidades de medida. Representação de pontos no plano cartesiano. Álgebra básica. Porcentagem e proporcionalidade direta e inversa. Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Juros. Geometria básica. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. Medidas de comprimento, área, volume. Princípios de contagem e noção de probabilidade.

Legislação específica: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Piauí (Lei Complementar Estadual nº 13, de 03 de janeiro de 1994, e suas alterações). Plano de Carreiras e Remuneração dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Lei Complementar Estadual nº 115, de 25 de agosto de 2008, e suas alterações). Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (Resolução nº 02 de 12 de novembro 1987, e suas alterações) . Lei de Organização Judiciária do Estado do Piauí (Lei nº 3.716, de 12 de dezembro de 1979, e suas alterações).

Conhecimentos específicos: para conferir quais matérias de conhecimentos específicos a sua especialidade exige, acesse o Edital clicando aqui .

Critérios de desempate

Em caso de empate, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
– Tiver idade igual ou superior a sessenta anos
– Obtiver a maior nota no módulo de Conhecimentos Específicos da Prova Escrita Objetiva;
– Obtiver o maior número de acertos na disciplina de Língua Portuguesa;
– Obtiver o maior número de acertos na soma de questões das disciplinas de Legislação Específica e de
Raciocínio Lógico;
– Tiver exercido efetivamente a função de jurado
– Ter servido à Justiça Eleitoral, como mesário;
Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais velho

Saiba mais sobre o Concurso TJ PI

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais