O que cai na prova: TJMSP

icone calendario 27 out 2016

tjmsp O TJMSP (Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo) publicou edital com 8 vagas imediatas + formação de cadastro reserva com salários que variam de R$ 4.473,16 até R$ 6.004,59. Se você vai participar dos testes agendados para 22 de janeiro de 2017, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Confira Apostila TJMSP com um ótimo desconto para VOCÊ! 

Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática: Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema.

Atualidades: Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2º semestre de 2016, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Noções de Informática (somente para o cargo de Escrevente): MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MSOffice 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Raciocínio Lógico (exceto para o cargo de escrevente): Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. Dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal, conjuntos numéricos complexos, números e grandezas proporcionais, razão e proporção, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem); raciocínio sequencial; orientação espacial e temporal; formação de conceitos; discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso TJMSP!

Critérios de desempate

Para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário:
– For mais idoso entre aqueles que tiverem idade igual ou superior a 60 anos
– Obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;
– Obtiver maior nota na prova prática;
– Obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;
– Obtiver maior número de acertos nas questões de Matemática;
– Obtiver maior número de acertos nas questões de Noções de Informática;
– For mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos;
– For servidor do Poder Judiciário, sob qualquer regime, dando-se preferência ao mais antigo;
Para os cargos de Analista de Sistema Judiciário, Técnico De Comunicação e Processamento de Dados e Técnico Em Informática Judiciário:
– For mais idoso entre aqueles que tiverem idade igual ou superior a 60 anos
– Obtiver maior nota na prova prática;
– Obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;
– Obtiver maior número de acertos nas questões de Raciocínio Lógico;
– Obtiver maior número de acertos nas questões de Matemática;
– Obtiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa;
– For mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos;
– For servidor do Poder Judiciário, sob qualquer regime, dando-se preferência ao mais antigo;

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BANNER GENÉRICO

Saiba mais sobre o Concurso TJMSP: Vagas para nível médio e superior!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais