O que cai na prova: UFG – Universidade Federal de Goiás

icone calendario 18 out 2016

concurso ufg No centro-oeste, a Universidade Federal de Goiás (UFG) publicou edital com 32 vagas para carreiras de todos os níveis de escolaridade. A remuneração dos aprovados pode chegar a 3,8 mil reais.

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila UFG

Para quem se interessou, as inscrições começam em 18 de outubro e terminam no dia 15 de dezembro. O processo de avaliação terá início em 5 de março de 2017, com a aplicação da prova objetiva. Confira o que será cobrado no exame:

Conteúdo Programático

– Língua Portuguesa:

1. Leitura e interpretação de textos: leitura e análise de textos de diferentes gêneros textuais; linguagem verbal e não verbal; mecanismos de produção de sentidos nos textos: polissemia, ironia, metaforização, metonímia, comparação, tautologia, ambiguidade, citação, inferência, pressuposto; significados contextuais das expressões linguísticas. 2. Organização do texto: fatores de textualidade (coesão, coerência, intertextualidade, informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade); progressão temática; sequências textuais: descritiva, narrativa, argumentativa, injuntiva, dialogal; tipos de argumentos. 3. Gêneros textuais: funcionalidade e características dos gêneros textuais: editorial, notícia, reportagem, resenha, crônica, carta, artigo de opinião, relatório, parecer, ofício, charge, tira, pintura, placa, propaganda institucional/educacional, ofício, memorando, e-mail, carta comercial, aviso, e-mail etc.; características dos diferentes discursos (jornalístico, político, acadêmico, publicitário, literário, científico, etc.). 4. Gramática do texto: fonemas, ortografia, pontuação, formação de palavras, classe de palavras, processos de coordenação e de subordinação, transitividade, concordância verbal e nominal, regência dos nomes e dos verbos. 5. Variação linguística: estilística, sociocultural, geográfica, histórica; variação entre modalidades da língua (fala e escrita); norma e uso.

– Matemática:

1. Conjuntos Numéricos: Números naturais e números inteiros: operações, relação de ordem, divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e decomposição em fatores primos; Números racionais e irracionais: operações, relação de ordem, propriedades e valor absoluto; Situações problema envolvendo conjuntos numéricos. 2. Progressão Aritmética e Progressão Geométrica: Razão, termo geral e soma dos termos; Situações-problema envolvendo progressões. 3. Noções de Matemática Financeira: Razão e Proporção; Porcentagem; Juros simples e composto. Situações-problema envolvendo matemática financeira. 4. Equações e Inequações: Conceito; Resolução e discussão. Situações problema envolvendo equações e inequações. 5. Funções: Conceito e representação gráfica das funções: afim, quadrática, exponencial, logarítmica, trigonométricas e modulares; Situações-problema envolvendo funções. 6. Sistemas de equações: Conceito; Resolução, discussão e representação geométrica; Situações-problema envolvendo sistemas de equações. 7. Noções de Estatística: Apresentação de dados estatísticos: tabelas e gráficos; Medidas de centralidade: média aritmética, média ponderada, mediana e moda; Resolução de problemas envolvendo noções de estatística. 8. Probabilidade: Princípio fundamental de contagem; Combinações e permutações; Probabilidade de um evento; Interseção e reunião de eventos; Probabilidade condicional; Situações-problema envolvendo probabilidade.

– Informática:

1. Sistemas operacionais Windows: recursos básicos de utilização: janelas, menus, atalhos, ajuda e suporte gerenciamento de pastas e arquivos; pesquisas e localização de conteúdo; gerenciamento de impressão; instalação e remoção de programas; configuração no Painel de Controle; configuração de dispositivos de hardware; configuração de aplicativos. 2. Aplicativos para edição de textos por meio de software livre e de software comercial: ambiente do software; operações básicas com documentos; edi- ção e formatação do texto; tratamento de fontes de texto; formatação do texto; verificação ortográfica e gramatical; impressão; utilização de legendas, índices e figuras. 3. Navegadores de Internet e serviços de busca na Web: redes de computadores e Internet; elementos da interface dos principais navegadores de Internet; navegação e exibição de sítios Web; utilização e gerenciamento dos principais navegadores de Internet. 4. Hardware, periféricos e conhecimentos básicos de informática: tipos de computador; tipos de conectores para dispositivos externos; dispositivos de entrada, saída, armazenamento e comunicação de dados. 5. Conhecimentos básicos de segurança da informação e segurança na Internet: princípios da segurança da informação; ameaças e ativos alvos de ameaças; riscos, medidas e ciclo de segurança; principais políticas, segurança da informação em transações pela internet; ferramentas e mecanismos para garantir a segurança da informação.

* Confira no edital a parte de Conhecimentos Específicos!

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, a classificação obedecerá a seguinte ordem:

1) Quem tiver idade igual ou superior a 60 anos;
2) Quem tiver maior nota na Prova Prática;
3) Quem tiver maior nota em Conhecimentos Específicos;
4) Quem tiver maior nota em Língua Portuguesa;
5) Quem tiver maior nota em Matemática;
6) Quem tiver maior nota em Informática;
7) Quem tiver maior idade.


 

Confira mais detalhes em : Concurso UFG

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila-ufg

Saiba mais sobre o Concurso UFG - Universidade Federal de Goiás

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais