Compartilhar:

O que cai na prova: UFMG

icone calendario 29 jul 2016

UFMGA Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu concurso com 58 vagas para a área técnico-administrativa. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridades. Se você vai participar dos testes agendados para 25 de setembro, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila UFMG

Matérias comuns a todos os cargos deste concurso (níveis C, D e E):

Legislação: 1. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União – Lei 8.112 de 1990 e suas alterações. 2. Ética no Serviço Público – Decreto 1.171 de 22 de junho de 1994.

Conhecimentos específicos: Cada cargo possui diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira o edital!

Matérias comuns aos cargos de classificação C e D – níveis fundamental e médio

Português: Interpretação de texto. Noções de linguagem, língua e fala. Sentido real e figurado: funções da linguagem. Texto e discurso. Textualidade: coesão e coerência. Tipos de variação: dialetos e registros. Formalidade e informalidade. Gêneros textuais. Conhecimentos gramaticais. Norma padrão escrita da língua portuguesa. Grupos vocálicos, divisão silábica, ortografia. Estrutura de palavras. Flexões do substantivo e do adjetivo. Verbos: classificação, conjugação, predicação; Emprego dos tempos e modos verbais. Pronomes: classificação e seu emprego. Palavras homônimas, parônimas, cognatas e sinônimas. Propriedade vocabular. Estrutura da oração e do período. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sintaxe de colocação. Pontuação.

Matérias comuns aos cargos de classificação E– nível superior

Português: Interpretação de texto. Noções de linguagem, língua e fala. Denotação e conotação: funções da linguagem. Texto e discurso. Intertextualidade e polifonia. Textualidade: coesão e coerência. Variação linguística. Tipos de variação: dialetos e registros. Formalidade e informalidade. Tipos e gêneros textuais. Conhecimentos gramaticais. Norma padrão escrita da língua portuguesa. Grupos vocálicos, divisão silábica, ortografia. Estrutura de palavras. Flexões do substantivo e do adjetivo. Verbos: classificação, conjugação, predicação; Emprego dos tempos e modos verbais. Pronomes: classificação e seu emprego. Palavras homônimas, parônimas, cognatas e sinônimas. Propriedade vocabular. Estrutura da oração e do período. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sintaxe de colocação. Pontuação.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso UFMG!

Critérios de desempate

Em caso de empate no resultado final, serão utilizados os seguintes critérios para desempate, obedecendo à seguinte ordem:
– Candidato com idade igual ou superior a 60 anos completados até o último dia da inscrição
– O candidato que obtiver maior pontuação das provas específicas objetivas, somada a pontuação das provas práticas, quando for o caso;
– O candidato mais idoso, com idade inferior a 60 anos

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila UFMG

Saiba mais sobre o Concurso UFMG

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais