O que cai na prova: UFPA

icone calendario 27 out 2016

concurso ufpa No norte do país, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza concurso com 48 oportunidades de emprego para carreiras que exigem ensino médio ou superior. O salário dos empregados variará de acordo com a função exercida, podendo ser de R$ 1.834,69 ou de R$ 3.868,21.

Antecipe seus estudos e monte sua prova!
Compre agora o Simulados para Concursos

Para os interessados, as inscrições estão abertas até 14 de novembro através do site da banca organizadora, a CEPS/UFPA. O processo seletivo terá início em 19 de fevereiro com a aplicação da prova objetiva.

Conteúdo Programático

– Língua Portuguesa:

1. Conteúdo do texto: compreensão e interpretação; 2. Recursos que estabelecem a coesão no texto; 3. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações; 4. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta); 5. Linguagem denotativa e conotativa; 6. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade; 7. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão; 8. Discurso direto e indireto; 9. Escrita do texto: ortografia, acentuação gráfica, assinalamento da crase, pontuação.

– Legislação:

1. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civil da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112/90 e suas alterações): Título II – Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição; Título III – Dos Direitos e Vantagens; Título IV – Do Regime Disciplinar; Título V – Do Processo Administrativo Disciplinar. 2. Código da Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal (Decreto 1.171 de 22/06/1994); 3. Lei 11.091, de 12/01/2005; 4. Decreto 5.707, de 23/02/2006; 5. Decreto 5.825, de 29/06/2006; 6. Decreto 5.378/2005 (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA).

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, o desempate obedecerá a seguinte ordem:

a) Candidato com idade igual ou superior a 60 anos;
b) Candidato com maior nota em Conhecimentos Específicos;
c) Candidato com maior nota em Conhecimentos Básicos;
d) Candidato com maior nota em Legislação;
e) Candidato com maior nota em Língua Portuguesa;
f) Candidato com maior nota na Redação (Prova Discursiva);
g) Candidato com maior nota na Prova Prática;
h) Candidato com maior idade.


 

Concurso UFPA

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

concurso ufpa

Saiba mais sobre o Concurso UFPA - Universidade Federal do Pará

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais