O que cai na prova: Universidade Estadual de Londrina

icone calendario 28 jul 2015

uel A UEL (Universidade Estadual de Londrina), no Paraná, irá realizar concurso público com o objetivo de selecionar 235 profissionais de todos os níveis de conhecimento e os interessados já precisam começar a estudar. Para ajudar, o GN Concursos separou alguns detalhes da prova que acontece dia 18 de outubro e para conferir mais informações e baixar o edital, clique aqui e veja a página do concurso.

– Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos informativos, narrativos e de ordem prática (ordens de serviço, memorandos, ofícios etc). Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes gêneros. Localização de informações explícitas no texto. Inferência de sentido de palavras e/ou expressões. Inferência de informações implícitas no texto. Interpretação de linguagem não verbal (tabelas, fotografias, charges, cartuns, tiras, gráficos, infográficos etc.). Noções fundamentais de estruturação da frase e do parágrafo como elemento de compreensão de texto. Reconhecimento das relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade. Identificação de efeitos de ironia ou humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos de sentido decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos, dentre outros. Identificação de diferentes estratégias que contribuem para a continuidade do texto.

– Conhecimentos Gerais: Tópicos relevantes e atuais (últimos 5 anos) de diversas áreas, como política, economia, trabalho, sociedade, ética, cidadania, assistência social e juventude, saúde, segurança, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental, ecologia, educação e cultura, e suas inter-relações e vinculações históricas, no Paraná e no Brasil.

– ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Lei nº 8.069/1990): Parte Geral: Título I – Das Disposições Preliminares; Título II – Dos Direitos Fundamentais.

– Matemática: Resolução de problemas que envolvam: operações com números inteiros, fracionários e decimais; múltiplos e divisores; potenciação e radiciação; razão e proporção; regra de três simples e composta; porcentagem; equações de 1º e 2º graus; sistemas de equações lineares; sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal (comprimento, massa e temperatura), sistema monetário brasileiro; formas geométricas básicas: ângulos, perímetro, área e volume de figuras geométricas; relações trigonométricas no triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras; conjuntos; tratamento da informação; gráficos e tabelas.

– Conhecimentos específicos: de acordo com o cargo pretendido.

Critérios de desempate
a) Maior idade, dentre os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até o último dia de inscrição neste Concurso Público, conforme Art. 27, parágrafo único, da Lei Federal nº 10.741 de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso);
b) Maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos, especificamente para as funções de Agente de Segurança Interna e Oficial de Manutenção;
c) Maior pontuação nas questões objetivas de Língua Portuguesa;
d) Maior pontuação nas questões objetivas de Matemática;
e) Maior idade, excetuando-se o critério definido na alínea “a”.

 


Apostila para esse concurso

Apostila UEL-PR

Apostila UEL-PR

Este produto está
disponível nas versões impressa e digital.

 

Saiba mais sobre o Concurso Universidade Estadual de Londrina

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais