Pesquisar no blog

O que estudar para Polícia Penal MG?

Iago Almeida

icone calendario 18 ago 2021

Atenção concurseiros! Foi publicado o edital do concurso Polícia Penal MG . São 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal, entre homens e mulheres. Saiba o que estudar para as provas!

Concurso Polícia Penal MG: edital publicado

O edital do concurso Polícia Penal de Minas Gerais foi publicado e trouxe 2.420 vagas no cargo de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário).

Das vagas, 1.944 serão para homens e 476 vagas para mulheres. Além disso, haverá ainda 242 oportunidades reservadas para pessoas com deficiência.

Quais são as etapas do concurso Polícia Penal MG?

O concurso será composto de 5 etapas, sendo Provas Objetivas e Redação, Aptidão Psicológica e Psicotécnica, Exames Médicos, Prova de Condicionamento Físico e Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada.

Os aprovados serão ainda submetidos à um Curso de Formação, realizado na capital, Belo Horizonte. Durante o período, o Policial receberá bolsa de 50% do valor do salário de um efetivo.

Concurso Polícia Penal MG: o que estudar para as provas?

Segundo o projeto básico, que já foi divulgado, os candidatos serão avaliados, primeiramente, por provas objetivas e de redação.

Provas objetivas

Compostas por 60 questões de múltipla escolha, com alternativas entre A e D, as provas objetivas serão aplicadas com as disciplinas de:

Para ser classificado, o candidato deverá atingir, no mínimo, 60% do total de pontos na prova objetiva e, no mínimo, 40% em cada disciplina.

As provas acontecerão em Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

“As provas poderão ser elaboradas em modelos únicos ou com diversos, mantendo conteúdos idênticos, com alterações na ordem das questões, das alternavas de respostas ou, ainda, com substituição de alguns elementos gramaticais do enunciado”, afirmou o projeto.

A prova será em caráter eliminatório e classificatório, tendo como duração da aplicação 05 horas, respeitando horário a ser estabelecido no Edital/Instrumento Convocatório.

“Será excluído do concurso público o candidato que, por qualquer movo, faltar à Prova Objetiva e Redação ou, durante a sua realização, for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, ou ainda se utilizar de notas, livros, impressos ou qualquer dispositivo eletrônico, inclusive telefone celular”, afirmou.

Saiba como estudar Língua Portuguesa, clicando aqui .

Redação

Por outro lado, a redação deverá ser escrita com 20 a 30 linhas, sobre o tema a ser fornecido no momento da aplicação. Ela terá valor de 100 pontos.

“Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado e/ou que ver extensão inferior ao mínimo de 20 (vinte) linhas ou ultrapassar a extensão máxima de 30 (trinta) linhas”, afirma o projeto.

O quesito conteúdo será avaliado quanto aos aspectos de: pertinência ao tema proposto, argumentação coerente das ideias e informatividade, adequação do uso de articuladores, organização adequada de parágrafos e propriedade vocabular.

Tem TAF para Polícia Penal MG? Confira !

Quanto ganha um Policial Penal em Minas Gerais?

A carreira de Policial Penal no estado de Minas Gerais conta com remuneração inicial de R$ 4.631,25.

Vale lembrar que o valor corresponde à carga horária de 40 horas semanais.

Requisitos básicos do concurso Polícia Penal MG

O candidato deve se atentar aos requisitos básicos para concorrer à uma vaga na Polícia Penal, que são:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ter nacionalidade portuguesa;
  • Gozar dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (se do sexo masculino);
  • Ter no mínimo 18 anos na data de contratação;
  • Possuir comprovante de conclusão do ensino médio;
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Não possuir acúmulo de cargos na forma da legislação vigente;
  • Atender dos as exigências estabelecidas no edital do concurso Polícia Penal MG.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais