O que faz um Delegado da PC PA (Polícia Civil do Pará)?

Redator da Nova Concursos

icone calendario 13 nov 2020

Já pensou em ser um Delegado da PC PA? Seu sonho pode virar realidade! O concurso PC PA divulgou seu novo edital e oferta 265 vagas de caráter imediato para a carreira de Delegado da Polícia Civil.

Você sabe o que faz um Papiloscopista da PC PA? ⇒ Saiba mais ⇐

Para pleitear uma vaga, é necessário ter o nível superior completo em bacharel em Direito, e o salário inicial é no valor de R$ 18.050,00.

As inscrições estão disponíveis a partir do dia 07 de dezembro de 2020, sendo encerradas no dia 04 de fevereiro de 2021. Já as provas, serão realizadas no dia 28 de março de 2021.

Quer Receber Todas Oportunidades para Polícia Civil?

Receba em seu e-mail todas oportunidades para o cargo de policial civil

O que faz um Delegado da Polícia Civil do Pará?

Requisitos

  • Diploma em curso de nível superior completo de bacharel em Direito, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições

  • Dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades administrativas e operacionais do órgão ou unidade policial sob sua direção; cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais da Polícia Civil; planejar, dirigir e coordenar, com base na estatística policial e no conhecimento produzido pela atividade de inteligência policial, as operações policiais no enfrentamento efetivo à criminalidade, na área de sua competência; exercer poderes discricionários afetos ao cargo que objetivem proteger os direitos inerentes à pessoa humana e resguardar a segurança pública e a justiça criminal; praticar todos os atos da polícia, na esfera de sua competência, visando à diminuição da criminalidade e da violência; zelar pelo cumprimento dos princípios e funções institucionais da Polícia Civil; zelar pelos direitos e garantias constitucionais fundamentais; instaurar e presidir inquéritos policiais e outros procedimentos administrativos no âmbito de sua competência, cabendo-lhe, privativa ente, o indiciamento decorrente do livre convencimento jurídico penal, fundamentado nos elementos informativos de prova colhidos no Inquérito Policial; promover diligências, requisitar informações, determinar exames periciais, remoções e documentos necessários à instrução do inquérito policial ou outros procedimentos decorrentes das funções institucionais da Polícia Civil e manter o sigilo necessário à elucidação do fato e às investigações a seu cargo, incluídas todas aquelas estabelecidas no art. 34 e demais disposições contidas na LC nº 22/94 e no Regimento Interno da Policia Civil do Estado do Pará – RIPC/PA, aprovado pelo Decreto n° 2.690 de 18 de Dezembro de 2006.
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil PA: SAIU EDITAL com oferta de 1.088 vagas; salários de até R$ 18 mil!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais