Compartilhar:

Concurso PC-RJ: Corporação pode ter escolhido banca!

icone calendario 01 nov 2018

Concurseiros cariocas, atenção! A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PC-RJ) pode ter definido a banca organizadora do seu mais novo concurso: a Ceperj!

Ao todo a oferta será de 96 vagas para candidatos de nível fundamental, médio e superior. Os salários serão de até R$ 18,1 mil!

A corporação está trabalhando no processo de escolha da banca desde julho.

» Prepare-se com a Apostila PC-RJ + Curso Direitos Humanos (GRÁTIS) «

Porém, o número de vagas autorizado não supre nem 1% do atual déficit do quadro de servidores da corporação. O diretor da Coligação dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Colpol-RJ), Márcio Garcia, ressaltou a situação: “Existe uma carência gigantesca e esse número que foi autorizado não vai suprir nem a bilésima parte do que realmente é a carência efetiva!”

Previsão do edital

Uma vez autorizados os certames, o próximo passo será o avanço da licitação para a contratação da banca organizadora. O prazo é que a empresa seja escolhida em, no mínimo, quatro meses.

Sabe-se que os editais já estão em elaboração e que a intenção da PC-RJ é de que sejam publicados ainda em 2018.

Procedimento do concurso PC-RJ!

Após autorização para abertura do novo concurso PC-RJ, publicada no dia 6 de julho de 2018 pelo governador Luiz Fernando Pezão, já foram iniciados os procedimentos internos.

O processo da escolha da banca organizadora está para ser definido. Provavelmente é que a escolha da instituição seja por meio de licitação e não mais por dispensa, como ocorria nos últimos anos.

Será realizado um processo licitatório para cada cargo autorizado, a banca organizadora poderá coordenar o certame para todas as carreiras vendendo a licitação, porém vale lembrar que isso não será uma regra, em vista que cada cargo terá um contrato.

Com a escolha do método de pregão, a Polícia Civil do Rio de Janeiro planeja tornar o processo mais equilibrado e democrático.

Vagas e salários

As 80 oportunidades autorizadas estão distribuídas entre os seguintes cargos:

Nível fundamental: Auxiliar de Necrópsia (06 vagas);

Nível médio: Técnico de Necrópsia (04 vagas);

Nível superior: Inspetor (50 vagas), Perito Médico Legista (20 vagas).

Além dessas oportunidades, um novo edital específico para Delegado da PC-RJ será divulgado em breve. A oferta será de 16 vagas (também já autorizado). A carreira de Delegado exige nível superior em Direito.

Com isso, a corporação oferecerá ao todo 96 vagas em concursos. Confira na tabela, os salários atuais e para o ano de 2019 dos cargos do concurso PC-RJ:

salario pc-rj

Durante o curso de formação profissional na Acadepol, os candidatos recebem o benefício de bolsa-auxílio correspondente a 80% do valor do vencimento inicial. Sem os descontos relacionados com o regime próprio de previdência.

Estruturação do concurso PC-RJ!

Já está definida a estrutura das provas para avaliação dos candidatos. A Lei nº 3.586, de 21 de julho de 2001 detalha como são os concursos de ingresso na instituição. De certo modo, os certames para ingresso da corporação são compostos por duas fases.

A primeira fase será composta por provas objetivas, exame psicotécnico, exame médico e prova de avaliação física.

Já a segunda fase é constituída pelo Curso de Formação Profissional, apurando a frequência, aproveitamento e conceito.

Último concurso

O último certame aconteceu em 2014 e contou com 100 vagas para o cargo de Papiloscopista Policial de 3ª Classe.

O salário do cargo era de R$ 4.830,63 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. A organização do certame foi do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Para concorrer foi exigido nível superior em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”, entre outros requisitos.

Os candidatos foram avaliados em diferentes etapas, sendo:

– Prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
– Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
– Exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
– Exame médio, de caráter eliminatório;
– Curso de formação profissional.

» Prepare-se com a Apostila PC-RJ + Curso Direitos Humanos (GRÁTIS) «

A Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar suas chances de passar, conheça nossos materiais acessando nosso site!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais