O que faz um Escrivão da Polícia Civil RN?

icone calendario 25 nov 2020

Atenção concurseiros que desejam seguir carreira na área de Escrivão da Polícia Civil!

Foi publicado o edital do novo concurso PC RN (Polícia Civil do Rio Grande do Norte). As oportunidades são destinadas para cargos de nível superior, com um total de 301 vagas. Uma das carreiras ofertadas é a de Escrivão, contando com 24 vagas.

Os interessados podem se inscrever até o mês de dezembro, no site da FGV. Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório!

O que faz um Delegado da Polícia Civil! ⇒ Confira ⇐

Para saber mais sobre o cargo de Escrivão da PC RN, continue acompanhando esse artigo que a Nova Concursos preparou para você dar início aos estudos sobre a carreira.

Quais são as funções de um Escrivão da Polícia Civil?

O profissional de Escrivão da Polícia Civil é responsável pela formalização e documentação do inquérito policial.

O trabalho é de extrema importância para o andamento dos processos e depoimentos na delegacia. 

É necessária muita organização do profissional, é importante que saiba identificar e lidar com problemas simultâneos, além de ser atento, ter uma boa memória e raciocínio lógico.

É garantir que todos os autos que envolvem a solução de um crime sejam transformados em documentos para o inquérito policial. Tudo que está relacionado à confecção de um inquérito policial passa pela mão do Escrivão.

Além disso, o Escrivão é responsável pela guarda de todos os objetos, armas e documentos atrelados ao inquérito policial.

O Escrivão lida com todos os setores da Delegacia, ele atua como auxiliar direto do Delegado, seu trabalho costuma ser restrito à delegacia, onde realiza todo o trabalho burocrático. Quando uma pessoa chega para denunciar um crime ou de um fato qualquer, é o Escrivão quem vai elaborar o boletim de ocorrência.

O profissional deste cargo precisa ter o domínio completo da língua portuguesa e possuir agilidade em escutar e redigir ao mesmo tempo. Ele faz anotações em livros oficiais, analisa inquéritos, faz indiciamentos, prisões em flagrante e recolhe finanças. O Escrivão acompanha o inquérito policial do início ao fim.

Curiosidades sobre o cargo

Atribuições 

Dar cumprimento às formalidades processuais, na lavratura de autos, termos, mandados e demais atos próprios do seu ofício definidos em lei; lavrar autos de prisão em flagrante delito, autos de exibição e apreensão em flagrante delito e termos e boletins circunstanciados de ocorrência, quando determinado pela autoridade policial; elaborar termos de entrega de objetos e valores apreendidos, de ordem da autoridade policial; reduzir a termo as declarações, os interrogatórios, os depoimentos, os autos de prisão em flagrante, as acareações, os reconhecimentos, as resistências, as reconstituições, os recolhimentos e outros procedimentos policiais assemelhados; autuar, preparar e ordenar documentos e peças de inquéritos policiais e processos penais sob sua guarda, submetendo-os regularmente a despacho da autoridade policial; preparar ordens de serviço, mandados de intimação, mandados de condução coercitiva e demais documentos necessários às missões policiais de ordem da autoridade policial e demais tarefas.

Requisitos

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Remuneração 

A remuneração para o cargo de Escrivão, é de R$ 4.731,91. 

Saiba mais sobre o Concurso PC RN: EDITAL PUBLICADO ofertando 301 vagas; salários de até R$ 16 mil!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais