Pesquisar no blog

Pedidos de Aposentadoria sobem 50% gerando necessidade de novos concursos!

icone calendario 28 jan 2021

Boas notícias aos concurseiros de plantão! De acordo com dados do Ministério do Planejamento o número de servidores federais civis que entraram com pedido de aposentadoria entre janeiro e novembro de 2017 aumentou quase 50% (46,7%) para 21.371 na comparação com o mesmo período em 2016, quando 14.563 solicitaram o benefício.

O motivo deste aumento expressivo, segundo analistas, tem relação com as discussões sobre a reforma da Previdência. Os servidores estão apreensivos com as mudanças e, pensando em se garantir, decidiram pedir aposentadoria antes que a reforma entre em vigor.

Vale ressaltar ainda que a idade média do servidor público federal é alta, em torno de 45 anos e a tendência é que os pedidos aumentem. Servidores na ativa com idade acima de 41 anos são 56,5% do total. Os que estão acima de 51 anos somam 36%.

Tudo isso gera um bom cenário para quem planeja ingressar na vida pública! Quanto maior for o número de servidores se aposentando maior será o número de vagas e de novos concursos públicos!

Portanto, o momento é propício para mergulhar nos estudos para estar bem preparado e garantir sua vaga!

Número de servidores na ativa

Atualmente o Poder Executivo tem 1,272 milhão de servidores civis, dos quais 635 mil estão na ativa, número um pouco menor que o dos aposentados (397 mil) e pensionistas (240 mil) somados.

Na administração direta (Presidência da República, ministérios, secretarias e órgãos subordinados, como Receita Federal), a proporção de servidores na ativa é de apenas 38,6% do total, segundo dados do Ministério do Planejamento de dezembro de 2016.

No Executivo total (incluindo autarquias e fundações), o percentual sobe a 53,7%. No Legislativo e no Judiciário, a relação é mais favorável, com 68,6% e 80,6% dos servidores na ativa, respectivamente. Contando militares, os Poderes Legislativo, Judiciário e o Ministério Público da União abrangem 2,2 milhões de servidores, dos quais 1,2 milhão na ativa.

Qual a posição do Ministério do Planejamento?

Ainda falta um mês para fechar os dados do ano passado, até agora o número de aposentadorias requeridas é o maior desde 1998, quando 24.483 foram solicitadas. Em todo o ano de 2016, os pedidos chegaram a 15.499.

De acordo com estimativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), cerca de 210 mil servidores poderão se aposentar nos próximos dez anos.

Mas o MPDG esclarece que reposição não é automática nem imediata. “Dependerá das condições fiscais, da evolução da tecnologia, da análise de real necessidade da força de trabalho, entre outros fatores”, diz a pasta.

Quais os órgãos com maior previsão de aposentadorias?

O órgão com mais aposentadorias em 2017 foi o Ministério da Saúde (MS). Segundo o Painel Estatístico de Pessoal do Planejamento, a pasta teve mais de 2.400 saídas no ano passado.

Em segundo lugar na lista do Planejamento, aparece o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com 1.800 aposentadorias. O Ministério da Saúde e o INSS têm concursos programados.

Concursos públicos previstos (LOA 2018)

A expectativa é de que 2018 será um ano extremamente agitado no mundo dos concursos públicos!

Estão previstos diversos editais de concursos municipais, estaduais e federais. Serão milhares de vagas para todos os níveis de escolaridade e áreas de atuação.

São diversos os motivos que apontam para essa previsão. Entre os principais está a alta defasagem de pessoal enfrentada por diversas instituições, como exemplo, a Receita Federal que apresenta um déficit de mais de 20.000 servidores.

Além disso, em outubro de 2017 o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciou que o governo federal voltará a realizar concursos públicos em 2018.

Segundo o ministro, as novas seleções serão necessárias devido à previsão de aposentadorias. Dados do Planejamento mostram que 40% dos servidores se aposentarão até 2027, o que equivale a 216 mil cargos vagos. Confira todas as informações aqui !

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018 prevê ainda abertura de mais de 40 concursos públicos com vagas previstas para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)!

No documento, estão previstas excelentes oportunidades para quem deseja ingressar em órgãos de destaque no cenário nacional. Entre eles, Senado Federal, Câmara dos Deputas, Tribunal de Contas da União e muitos outros.

Como o orçamento aprovado, o governo inicia 2018 com o caminho livre para a autorização de concursos e nomeações.

Confira aqui alguns dos principais certames e dê início a sua preparação hoje mesmo!

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais