Pesquisar no blog

Concurso PM ES: Aumento no número de vagas para Oficiais!

Iago Almeida

icone calendario 10 maio 2021

Um novo concurso PM ES poderá acontecer em breve. Isso porque o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, afirmou que haverá um acréscimo na oferta de vagas para a PM, o que poderá fazer com que a lista de aprovados no último certame seja zerada.

Concurso PM ES: novas convocações abre caminho para novo edital

Após a afirmação do governador, de que seria ampliado o número de vagas do CFO do último concurso da Polícia Militar do Espírito Santo , concurseiros estão ansiosos para uma nova seleção.

Isso porque, zerando a lista de aprovados, o caminho ficará aberto para a publicação de um novo edital, uma vez que não haverá mais candidatos em cadastro para serem convocados.

O anúncio do governador aconteceu no último dia 04 de abril. Entretanto, a decisão definitiva e um comunicado oficial devem ser divulgados em breve pela corporação e governo do estado, o que ainda não aconteceu.

Antes, porém, em dezembro de 2020, Casagrande já havia confirmado o concurso da Polícia Militar, juntamente com outros editais, para 2021. Agora, é mais provável que o edital saia no segundo semestre deste ano.

“Nosso desejo é fazer um concurso por ano. Resolvemos esse concurso da polícia civil, militar e bombeiros, reabrimos o concurso de delegado, já que o que estava em andamento não tinha conserto. Vamos fazer concursos para policial militar, civil e bombeiros no ano que vem. Queremos fazer todo ano um pequeno número, para a gente não encontrar mais situações desesperadoras como as que eu encontrei em 2011 e 2019″, disse Casagrande em dezembro de 2020.

Entretanto, ele afirmou que ainda não há previsão de quais cargos e quantas vagas deverão ser providos na corporação. E também não deu detalhes sobre prazos e estimativa, tanto para a publicação do edital como para a realização de provas. 

“Eu vou abrir concurso para policiais. Aqueles que já estavam abertos nós já iniciamos o curso, e vamos abrir um outro edital em 2021 para policiais. Queremos abrir para professores também em 2021”, reafirmou Casagrande no início do ano.

Concurso PM ES: teve aumento de vagas em 2019

Não é a primeira vez que o governador do Espírito Santo anuncia um acréscimo de vagas em concursos da PM no Estado. Em 2019, 527 oportunidades foram autorizadas a mais que o previsto no edital, sendo:

  • Soldado – de 250 para 650 vagas
  • Oficial – de 30 para 80 vagas

Única informação que se sabe até o momento é que o acréscimo para este ano, anunciado pelo governador, será no cargo de Oficial.

Os editais publicados pela PM ES contam com prazo de validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final após o curso de formação.

Decreto de suspensão pode atrapalhar novo edital?

Mesmo com o novo decreto de suspensão divulgado pelo governador Renato Casagrande, em março deste ano, o novo concurso PM ES segue confirmado e pode ter edital em 2021.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), todos os sete concursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 serão realizados.

Mesmo com o Decreto nº 4.818-R, de 10 de fevereiro de 2021, publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (11/02), que estabelece medidas de contingenciamento e racionalização de gastos do Poder Executivo Estadual no ano de 2021, serão realizados os concursos públicos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021”, informou a Secretaria de Economia e Planejamento.

O documento de suspensão estabelece medidas de contingenciamento e racionalização de gastos do Poder Executivo Estadual no ano de 2021 e dá outras providências, ficando valido até o dia 31 de dezembro de 2021.

Provas do último concurso PM ES

Os candidatos do último concurso foram avaliados por meio de nove etapas, sendo que as quatro primeiras foram de responsabilidade da banca e as demais da própria corporação. Foram as seguintes:

  • Prova objetiva e redação;
  • Entrega de documentação para aferição de idade máxima;
  • Teste de aptidão física;
  • Avaliação psicológica;
  • Inspeção de saúde/exame toxicológico;
  • Investigação social;
  • Apresentação de documentação para fins de matrícula;
  • Classificação e matrícula;
  • Curso de formação.
Saiba mais sobre o Concurso PM ES: Edital publicado para Soldado. Mais de 1 mil vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais