Pesquisar no blog

Concurso Seap PA: Confira as regras para o Teste de Aptidão Física!

Iago Almeida

icone calendario 07 jun 2021

Um novo concurso Seap PA (Secretaria de Administração Penitenciária do Pará) poderá ter o edital publicado ainda este mês de junho. E, na última semana, as normas reguladoras para o Teste de Aptidão Física (TAF) foram publicadas no Diário Oficial do Estado. São 1.646 vagas.

Como será o TAF do concurso Seap PA?

Na última semana, foram publicadas no Diário Oficial do Estado do Pará , normas reguladoras para o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso.

Segundo o documento, os convocados para a etapa deverão se apresentar, munidos de atestado médico original ou cópia autenticada em cartório, que ateste condições para realizar os exercícios, e roupa apropriada para prática de Educação Física (camiseta, calção ou bermuda, tênis e meias).

O candidato terá a avaliação sem notas, apenas sendo considerado apto ou inapto para o exercício do cargo, a depender do desempenho nos testes. Serão os seguintes exercícios:

1. Teste dinâmico de barra fixa horizontal: duas repetições, como primeira avaliação para candidatos do sexo masculino, e teste estático de barra fixa horizontal: oito segundos de sustentação, como primeira avaliação para candidatos do sexo feminino;

2. Flexão abdominal sobre o solo com duração de um minuto: 20 repetições para o sexo masculino e 15 repetições para o sexo feminino, como segunda avaliação para candidatos de ambos os sexos;

3. Flexão de braço no solo: 15 repetições para candidatos do sexo masculino, sendo a execução em quatro apoios (mãos e pés) e 12 repetições para candidatos do sexo feminino, sendo a execução em seis apoios (mãos, joelhos e pés), como terceira avaliação para candidatos de ambos os sexos;

4.Corrida com duração de doze minutos: 2.000 metros para o sexo masculino e 1.600 metros para o sexo feminino, como quarta e última avaliação.

O teste só será suspenso para grávidas, que continuarão participando das demais fases do concurso e, caso aprovadas, serão chamadas para aplicação do TAF no período máximo de 90 dias após o parto ou fim do período gestacional ou estado de puerpério.

Concurso Seap PA: edital previsto para este mês

Segundo o prazo estipulado pelo Governo do Pará, o edital do concurso deverá ser lançado ainda neste mês de junho, com a oferta de 1.646 vagas para o cargo de Agente Penitenciário (Policial Penal).

A banca organizadora do concurso será o Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap). Para inscrição é exigido o ensino médio completo.

Além disso, deverá ser exigida a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “D” ou “E”. O salário inicial para a carreira é de R$ 2.669,70, acrescido de alguns benefícios.

De acordo com o documento divulgado, são membros da comissão organizadora do concurso:

  • Anna Laura de Araújo Mourão – Presidente
  • Edmar Silva Ferreira Filho – Membro
  • Luiz Fernando Paes de Queiroz – Membro
  • Marcela Alves Toste Montenegro Duarte – Membro

Etapas do concurso Seap PA

concurso público  Seap PA contará com 5 etapas: Prova Objetiva e Discursiva, Avaliação Psicológica, Exame Médico, Teste de Aptidão Física, Investigação de Antecedentes Criminais.

De acordo com o projeto básico, a prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha, com as disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Lei de Execução Penal;
  • Noções de Direito Administrativo, Constitucional, Penal, Processual Penal;
  • Conhecimentos Específicos.

Já a prova discursiva contará com a elaboração de um texto narrativo, dissertativo ou descritivo, contendo no máximo 30 linhas.

Curso de Formação será de caráter eliminatório e classificatório, com carga horária de 320 horas, envolvendo aulas práticas e teóricas. É exigido, porém, que o aluno frequente 75% de todas as disciplinas, como percentual mínimo.

O Curso será realizado na Escola de Administração Penitenciária da Seap PA, nas depedências do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará ou em outra unidade que seja adequada para sua realização.

Saiba mais sobre o Concurso Seap PA: Edital publicado com 1.945 vagas de nível médio!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais