Normalmente, quem entra numa carreira jurídica dificilmente quer sair dela. Embora a maioria dos cargos sejam direcionados a bacharéis e acadêmicos de Direito, as carreiras de entrada são direcionadas a profissionais de nível médio e superior em diversas áreas. Conheça um pouco mais sobre as carreiras jurídicas!

É uma carreira de entrada para o mundo de tribunais e exige apenas ensino médio dos pretendentes. As funções deste cargo exigem bom relacionamento interpessoal, porque sua rotina inclui atender a diversos públicos – internos e externos, além de rotinas de escritório e organização.

O cargo é direcionado para candidatos de nível superior e pode exigir diversas formações além do direito. Este cargo pode exercer rotinas administrativas e rotinas jurídicas de acordo com a sua formação.
Defensor Público

O trabalho do defensor público é direcionado a bacharéis de direito e ele atua como um advogado do estado. O analista da defensoria pública, porém pode ser um profissional de formação superior em diversas áreas, de acordo com a necessidade do órgão.

O delegado é o profissional que faz com que denúncias e prisões virem processos criminais. Esse cargo é direcionado a bacharéis de direito.

O cargo de promotor também é direcionado à bacharéis em direito. O trabalho do promotor é escrever peças jurídicas e garantir que os processos estejam correndo em prazos adequados, além de defender os interesses do estado e da população.
Juiz

O cargo de juiz é o cargo mais alto que se pode alcançar na carreira jurídica através de concurso. Também é direcionado a bacharéis em direito e exige, normalmente, algum tempo de prática advocatícia. Seu trabalho é analisar ambos os lados de uma ação judicial e indicar um acordo ou proferir uma sentença.
E esse foi mais um guia ilustrado de carreiras! Confira também os 10 tipos de professor que todo mundo já teve e o Miniguia ilustrado de cargos públicos .