Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Quais são as vantagens e os ônus de prestar concurso?

icone calendario 03 jun 2015

Todo concurseiro/concursado já teve de responder a essa pergunta em algum momento da vida. Pensando nisso, a Nova Concursos preparou esse guia didático de como responder e como lidar com as principais questões sobre prestar concurso público.

As vantagens:

Estabilidade

Embora a estabilidade seja o principal interesse de alguns concurseiros, ela não é o único interesse. É importante salientar também que apenas concursos que oferecem oportunidades em caráter de estatutário garantem estabilidade depois do terceiro ano de servidão. Concursos que oferecem vagas de celetista seguem as leis previstas pela CLT.

 

Melhores salários

Os salários oferecidos na iniciativa pública normalmente são superiores aos salários oferecidos pela iniciativa privada.

 

Aposentadoria

Servidor público quando se aposenta recebe a pensão em valor integral, ou seja, com o salário com o qual se aposentou. Na iniciativa privada, quando o trabalhador se aposenta com um salário superior ao teto previsto pelo INSS, ele recebe pensão no valor do teto.

 

Férias, folgas e licenças-prêmio

A inciativa pública costuma ter jornadas de trabalho reduzidas (36 a 40 horas semanais, contra as 44 horas semanais da iniciativa privada) e a negociação das férias também é simplificada. A partir do terceiro ano de servidão, alguns órgãos oferecem licenças remuneradas a título de prêmio por tempo de serviço, que são como férias mais longas (de até 3 meses) e podem ser tiradas aos poucos.

 

Os ônus

“É tudo carta marcada”

Todo concurseiro já ouviu de algum parente, amigo ou conhecido que os concursos não são sérios, que é tudo carta marcada para nomear quem já trabalha nos órgãos públicos. Principalmente se o número de vagas for reduzido. É preciso relevar esse tipo de comentário e explicar que os concursos públicos passam por pelo menos duas esferas do poder (legislativo e executivo) antes de ser aprovados e divulgados. Os concursos são sérios e toda a comunicação feita pelos órgãos e bancas organizadoras deve ser feita através de Diário Oficial.

 

A questão do plano de carreira

Essa é uma vantagem que a iniciativa privada tem sobre a iniciativa pública: plano de carreira bem estruturado. Na iniciativa pública, plano de carreira é, normalmente, mais demorado e trabalhoso. Muitos concurseiros "criam" seu plano de carreira prestando diferentes concursos de acordo com o tempo de servidão, a escolaridade e o tipo de cargo pretendido. Ou seja, ele se exonera de um cargo para assumir outro de maior título e afins.

Essa é uma vantagem que a iniciativa privada tem sobre a iniciativa pública: plano de carreira bem estruturado. Na iniciativa pública, plano de carreira é, normalmente, mais demorado e trabalhoso. Muitos concurseiros “criam” seu plano de carreira prestando diferentes concursos de acordo com o tempo de servidão, a escolaridade e o tipo de cargo pretendido. Ou seja, ele se exonera de um cargo para assumir outro de maior título e afins.

Não é fácil

Quem realmente quer passar tem de estar disposto a abrir mão de algumas coisas na vida e priorizar esse momento da carreira. É preciso se dedicar muito aos estudos e cortar gastos supérfluos.

 

Não era bem o que você esperava

Antes de prestar um concurso é importante que você tenha pesquisado bastante sobre a instituição e sobre a rotina do cargo a ser exercido. E é importante lembrar também que você pode sempre recomeçar e escolher uma nova carreira, caso a sua carreira atual não seja de seu agrado! Agora você não precisa mais responder às perguntas chatas sobre prestar concurso! Boa sorte e divirta-se!

 

 

 

 

 

 

 

 

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais