Quer ser Aprovado? 10 erros que você deve evitar na Prova!

icone calendario 03 jan 2018

No mundo dos concurseiros existem diversos mitos e histórias que acabam por servir de aprendizado aos concurseiros mais novos.

Neste artigo, você irá conhecer os 10 erros mais comuns cometidos no dia de prova, que devem ser evitados a qualquer custo.

Acredite, se conseguir evita-los, suas chances de ser aprovado, serão bem maiores, confira!

1 – Apreensão

Você se preparou, foram meses (ou anos) de estudo e na hora de responder as questões você se sente inquieto e incapaz de se concentrar. Ficar apreensivo faz isso, sua capacidade de atenção e concentração dão lugar a preocupação e receio de não ser aprovado. Cuidado!

2 – Entusiasmo

Este caso é bem semelhante ao tópico anterior e tão prejudicial quanto. Ao se entusiasmar demais você não prestará atenção aos detalhes das questões e consequentemente marcará as respostas erradas, mesmo estando bem preparado. Quando sair o resultado seu entusiasmo dará lugar a tristeza.

3 – Medo

Para finalizar os problemas emocionais, conheça o pior: o medo. Sabemos que é difícil controlar a sensação de medo, mas existem técnicas de respiração e meditação que poderão ajudar. Saiba que fazer uma prova de concurso com medo de errar ou de ser desclassificado acabará atraindo uma negatividade que será prejudicial ao seu desempenho.

4 – Falta de atenção ao ler as questões

A desatenção pode acabar com o seu sonho! Uma leitura mal feita de uma questão ou falta de interpretação certamente te levará ao erro. Por isso, é importante ler adequadamente cada item. Veja o que o enunciado pede e certifique-se de que não é nenhum tipo de pegadinha.

5 – Não conhecer a banca organizadora

Falando em pegadinhas, conhecer a banca organizadora com antecedência evita este tipo de problema. Isso porque cada entidade organizadora tem um perfil na hora de criar o edital, de desenvolver as avaliações, de pontuar as questões, etc. É um erro primário achar que todas as bancas são iguais. Portanto a dica aqui é refazer as provas anteriores da mesma banca organizadora.

6 – Chutar as respostas

Se não deu tempo de estudar uma determinada matéria, você parte logo para as técnicas de chute. Lembre-se que as chances de acertas questões chutando respostas é muito pequena.

Ser aprovado em concursos públicos requer conhecimento, habilidades e atitudes. Ou seja, mesmo que você não tenha estudado profundamente determinada disciplina, procure ler as questões e usar do bom senso. As vezes a sorte pode sorrir para você.

7 – Estourar o tempo da prova

Ao negligenciar o tempo de duração na prova, você também terá sérios problemas. O candidato vai resolvendo as questões sem se preocupar com relógio e, quando ele se dá conta, o horário de término já está próximo e ainda falta fazer a redação e passar as respostas para a folha de respostas oficial.

Se isso acontecer você estará desesperado e então não será capaz de terminar tudo em tempo hábil. Para que isso não ocorra, é importante ficar de olho nos comunicados feitos pela equipe que supervisiona a sala. Normalmente, o pessoal informa — de meia em meia hora — quanto tempo ainda tem disponível.

A dica aqui é: não quebre a cabeça quando se deparar com uma questão muito difícil. Passe para a próxima e, depois, quando finalizar todo o exame, retorne para aquelas mais complicadas.

8 – Chegue na hora marcada

Este é um erro clássico. No edital constam informações sobre os horários de abertura dos portões e demais detalhes que se não seguidos a risca você será desclassificado antes mesmo de fazer a prova.

Portanto a dica é ler atentamente o edital, dormir cedo na noite anterior e se organizar para chegar com algum tempo de antecedência, evitando assim possíveis imprevistos. Afinal é melhor esperar alguns minutos no próprio local do que correr o risco de ficar preso no trânsito e perder o horário da prova.

9 – Não esqueça os documentos

Outro erro que pode ser evitado com uma leitura atenta do edital. Alguns documentos precisam ser apresentados para que você possa realizar a prova, como Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista, e o comprovante de inscrição.

Em alguns casos, não são apenas os documentos que estão discriminados no edital e lembre-se sem os dados solicitados você ficará impossibilitado de prestar o concurso público.

Uma dica é: Preste atenção às canetas! Não se pode usar qualquer uma, na maioria nos concursos a caneta tem de ser com o corpo transparente. Para evitar ser pego de surpresa, leve pelo menos uma extra.

10 – Não fique com fome

Não vá fazer a prova com o estômago vazio, isso certamente afetará o seu desempenho e produtividade. Por outro lado, não coma em excesso, isso poderá te causar mal-estar e até mesmo uma dor de barriga, o que também é altamente prejudicial para a performance.

A dica aqui é: Antes da prova faça uma refeição leve, de preferência frutas, e o mais importante, lembre-se de levar lanchinhos para a sala. Barras de cereais são as mais indicadas. Não se esqueça da garrafinha de água, já que o certame pode durar algumas horas.

A Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais