Português para Concurso

Quando você decide fazer um concurso público a única certeza que terá é a de que a língua portuguesa estará entre as questões da prova objetiva e que ela vai valer um peso bastante significativo no resultado.

Por ser uma disciplina muito relevante, vários concurseiros apresentam muitas dúvidas na hora de estudar o Português para concurso. Embora, pareça um pesadelo, por ser complexa, estudar essa matéria não chega a ser o fim do mundo e pode tornar-se mais fácil do que você imagina.

As infinitas regras que não são seguidas no dia-a-dia e a gramática nada natural e impossível para decorar precisam estar na ponta da língua para garantir um bom lugar nas listas de aprovação.

É comum que os candidatos que vão prestar concurso público deem maior atenção às disciplinas mais especificas da profissão/atividade que vai prestar. Porém, é necessário ficar atento e não cair na armadilha de deixar matérias importantes, como o Português, por exemplo, e focar somente nas disciplinas mais técnicas e relacionadas ao cargo escolhido para gabaritar.

Nos processos seletivos, o Português costuma ser traiçoeiro com os candidatos, pois em caso de empate ele costuma estar no quesito desempate das provas.

Diante de tudo isso, esse post vai te ajudar a encontrar maneiras de como estudar e memorizar o que aprendeu e descobrir o que mais confunde a cabeça dos concurseiros, seja na hora de elaborar uma redação, seja como responder as questões de Português. A partir de agora, iniciamos nossa jornada! Vamos juntos, aprender e entender como gabaritar Português para concurso.

Saiba o que NÃO fazer na hora de estudar o Português para concurso

É claro que você vai aprender bastante coisa sobre como estudar de forma eficiente Português para concurso, porém antes de aprender sobre essas dicas valiosíssimas vamos abordar primeiro dois pontos que você não deve fazer na hora de estudar essa disciplina.

Dos nãos que vai ler nesse tópico, a primeira sugestão é não usar livros voltado para a “Gramática da língua Portuguesa” (aqueles usados como base para ensinar na escola) como única fonte de teoria para o aprendizado, pois dessa forma você estará direcionando os seus estudos para o lado acadêmico ao invés de levá-lo para um caminho mais prático e didático que auxilie os seus estudos para uma alta performance que é o que os concursos públicos exigem.

O segundo ponto, prioridades! Estudar português para concurso abrange muita coisa, agora estudar tudo de uma vez só, pode mais prejudicar do que ajudar. Comece priorizando alguns tópicos como: vozes verbais, pronomes, concordância, pontuação e crase. Isso vai te ajudar e muito.

Dicas valiosas para estudar o Português para concurso

Quando chegar a hora de prestar o concurso público é que vai pintar aquela dúvida cruel de onde aquele poderoso “X” deve ser assinalado nas questões de Português.

Acima você aprendeu que é importante treinar muitas questões da língua portuguesa para observar e identificar as dúvidas que vão surgindo pelo caminho. Para estudar de forma correta o Português para concurso selecione as questões aplicadas para essa disciplina em concursos anteriores.

Para deixar sua preparação mais assertiva e ágil, você pode optar por um material específico para esse tema podendo ser uma apostila, um livro, uma videoaula, etc. Escolha a forma que mais prende a sua atenção e a que for mais fácil de ser entendida por você.

Após aplicar essa metodologia, refaça novos exercícios para garantir que o tema foi entendido e que não haverá dúvidas futuras em outras exemplificações aplicadas na prova.

Uma boa prática durante os estudos, é a de só avançar sobre determinado tema quando tiver cerca de 80% de acertos das atividades realizadas. Dessa forma, você utilizará um método conhecido como “prova-teoria-prova” para acompanhar o seu desempenho.

O grau de dificuldade vai muito além do que estamos acostumados a usar no dia-a-dia, é preciso ter um conhecimento específico e técnico que o concurseiro deve saber de antemão. Sendo assim, utilizar apenas o método de resolver as atividades sem revisar a questão teórica só deve ser usado por aqueles concurseiros que possuem uma base realmente sólida sobre a língua portuguesa.

Para gabaritar na prova do concurso público que escolheu você tem outra opção de método para estudar o Português para concurso: o estudo reverso. Essa técnica vem sendo bastante utilizada e ela consiste basicamente na tentativa de resolver as perguntas da prova, ler os comentários escritos e por último ler a teoria que foi abordada no teste. 

Porém, é importante deixar claro que esse método é indicado para as pessoas que possuem uma boa base da língua portuguesa, caso contrário, você vai se sentir frustrado por errar as questões e não saber o porquê do erro.

Após estudar os tópicos levantados pelo edital da prova e tentar resolver os exercícios de português e alcançar um resultado inferior a 70% você poderá estar com dificuldades mais estruturais da língua portuguesa. E neste caso o ideal é procurar por um curso completo de Português voltado especificamente para concursos.

Que tipo de conteúdo envolve o Português para concurso?

O tipo de pergunta que cai numa prova de português pode variar de concurso para concurso. Entretanto, alguns tópicos são usados em quase todos os editais de prova de Português para concurso. Alguns deles são: concordância, crase, pontuação e interpretação de texto.

Na concordância verbal e nominal o concurseiro deve saber os tipos de sujeito em uma frase. Embora pareça ser fácil identificar sujeito e verbo, na hora da prova muitas pessoas se enganam quanto ao grau, pessoa, substantivo, pronome, etc., que envolvem uma oração.

A tão famosa crase parece ser fácil de ser aplicada, porém, muitos candidatos pecam na forma correta de empregá-la na hora de fazer a prova e esse tema quase sempre é aplicado nos testes. Portanto, procure saber e entender o sentido da crase e como ela deve ser empregada corretamente.

A pontuação é outro tema bastante importante que o candidato deve dominar na hora de fazer o teste. Dominar esse assunto é necessário! Ela é cobrada nos diversos tipos de concursos. Então, dedique tempo para estudar e arrasar na hora da prova.

A interpretação de texto é utilizada em praticamente todos os concursos públicos. É comum que as pessoas tenham dificuldade na hora de interpretar um texto. Uma dica importante é ler quantas vezes for necessário o texto para compreender o que está sendo pedido e poder responder com precisão. A mesma interpretação vale no momento de fazer uma redação.

A língua portuguesa costuma dar rasteiras em candidatos que não estão corretamente preparados e não dominam essa disciplina de forma correta. Portanto, estude para ter mais confiança na hora de prestar a prova.

Acompanhe nossas

redes sociais