Após realizar reuniões com delegados da Polícia Civil da Paraíba, Adepdel espera que novo concurso PC PB tenha aval da Secretaria de Segurança para realização.
Ainda no Estado, o concurso Bombeiros PB publicou edital com salários de R$ 7,7 mil. ⇒ Confira ⇐
Aval para realização do concurso PC PB
A Adepdel (Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia) tem expectativa que o estado irá conceder a aval para a realização do novo concurso PC PB. Para isso, a categoria deseja apoio da Secretaria de Segurança e da Delegacia Geral.
“Estamos confiantes que a Secretaria de Segurança e Delegacia Geral abraçarão as duas principais dificuldades da polícia civil: cumprimento da Lei 9082/2010 e concurso público”, disse em suas redes sociais nesta segunda, 30.
No dia 26 de novembro, a Adepdel realizou reuniões presenciais e virtuais com delegados da 3ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC).
A pauta principal abordou o descumprimento, por parte do Estado, da Lei 9082/2010, que criou o subsídio da Polícia Civil como forma de pagamento. Todavia, também foi abordado no encontro as dificuldades dos policiais em meio a vacância da categoria.
“Todos os colegas relataram as sérias dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil, sendo a questão do efetivo a mais comentada. Delegacia Seccional como Itaporanga, que abrange 20 cidades, está apenas com quatro delegados para responder pelos municípios 24 horas por todos os dias da semana. A Superintendência dispõe de menos de 40 delegados, para uma área de quase 1 milhão de habitantes”, salienta a categoria.
De acordo com informações da Associação, no ano de 2018, a categoria entregou ao Governo da Paraíba um estudo sobre a necessidade de reestruturação da Polícia Civil da Paraíba e, dentre os pontos principais, além do cumprimento da Lei do subsídio, estava a necessidade da realização do concurso PC PB.
“Trata-se de um estudo detalhado, por área e necessidade, para que a Polícia Civil possa estar cada vez mais presente nas cidades e atendendo de forma mais célere as demandas dos cidadãos”, relatou a Adepdel.
O concurso PC PB é uma demanda antiga no Estado da Paraíba. No ano passado, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, confirmou que estudos para um novo edital estavam sendo realizados. Agora, a expectativa é que o certame divulgue o edital até o primeiro semestre de 2021.

Último concurso PC PB
O último concurso PC PB teve seu edital publicado no de 2008. Na ocasião, foram ofertadas 1.162 vagas para cargos de níveis médio e superior.
As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:
- Delegado de Polícia: 33 vagas;
- Perito Oficial Criminal: 35 vagas;
- Perito Oficial Químico Legal: 16 vagas;
- Perito Oficial Médico-Legal: 26 vagas;
- Perito Oficial Odonto-Legal: 16 vagas;
- Agente de Investigação: 569 vagas;
- Escrivão de Polícia: 214 vagas;
- Papiloscopista: 05 vagas;
- Técnico em Perícia: 24 vagas;
- Necrotomista: 24 vagas;
- Motorista Policial: 200 vagas.
A banca organizadora responsável pela execução da seleção foi o Cebraspe.
A avaliação dos candidatos foi composta por 8 (oito) etapas, sendo: Provas Objetivas e Discursivas; Teste de Aptidão Física (TAF); Avaliação Médica; Avaliação Psicológica; Prova Prática de Digitação (para o cargo de Escrivão); Avaliação de Títulos; Investigação Social e Curso de Formação Policial.
As provas objetivas tiveram, em média, 70 questões. As disciplinas básicas, exigidas para todos os cargos foram:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Atualidades.
No teste de aptidão física (TAF), os candidatos precisaram correr por 12 (doze) minutos. A distância mínima a ser percorrida foi de 2.400 metros para homens e 1.800 metros para mulheres.