Concurso PC PB: Adepdel aguarda aval do Estado para divulgar novo edital!

icone calendario 30 nov 2020

Após realizar reuniões com delegados da Polícia Civil da Paraíba, Adepdel espera que novo concurso PC PB tenha aval da Secretaria de Segurança para realização.

Ainda no Estado, o concurso Bombeiros PB publicou edital com salários de R$ 7,7 mil. ⇒ Confira ⇐

Aval para realização do concurso PC PB

A Adepdel (Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia) tem expectativa que o estado irá conceder a aval para a realização do novo concurso PC PB. Para isso, a categoria deseja apoio da Secretaria de Segurança e da Delegacia Geral.

“Estamos confiantes que a Secretaria de Segurança e Delegacia Geral abraçarão as duas principais dificuldades da polícia civil: cumprimento da Lei 9082/2010 e concurso público”, disse em suas redes sociais nesta segunda, 30.

No dia 26 de novembro, a Adepdel realizou reuniões presenciais e virtuais com delegados da 3ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC).

A pauta principal abordou o descumprimento, por parte do Estado, da Lei 9082/2010, que criou o subsídio da Polícia Civil como forma de pagamento. Todavia, também foi abordado no encontro as dificuldades dos policiais em meio a vacância da categoria.

“Todos os colegas relataram as sérias dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil, sendo a questão do efetivo a mais comentada. Delegacia Seccional como Itaporanga, que abrange 20 cidades, está apenas com quatro delegados para responder pelos municípios 24 horas por todos os dias da semana. A Superintendência dispõe de menos de 40 delegados, para uma área de quase 1 milhão de habitantes”, salienta a categoria.

De acordo com informações da Associação, no ano de 2018, a categoria entregou ao Governo da Paraíba um estudo sobre a necessidade de reestruturação da Polícia Civil da Paraíba e, dentre os pontos principais, além do cumprimento da Lei do subsídio, estava a necessidade da realização do concurso PC PB.

“Trata-se de um estudo detalhado, por área e necessidade, para que a Polícia Civil possa estar cada vez mais presente nas cidades e atendendo de forma mais célere as demandas dos cidadãos”, relatou a Adepdel.

O concurso PC PB é uma demanda antiga no Estado da Paraíba. No ano passado, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, confirmou que estudos para um novo edital estavam sendo realizados. Agora, a expectativa é que o certame divulgue o edital até o primeiro semestre de 2021.

Último concurso PC PB

O último concurso PC PB teve seu edital publicado no de 2008. Na ocasião, foram ofertadas 1.162 vagas para cargos de níveis médio e superior.

As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:

  • Delegado de Polícia: 33 vagas;
  • Perito Oficial Criminal: 35 vagas;
  • Perito Oficial Químico Legal: 16 vagas;
  • Perito Oficial Médico-Legal: 26 vagas;
  • Perito Oficial Odonto-Legal: 16 vagas;
  • Agente de Investigação: 569 vagas;
  • Escrivão de Polícia: 214 vagas;
  • Papiloscopista: 05 vagas;
  • Técnico em Perícia: 24 vagas;
  • Necrotomista: 24 vagas;
  • Motorista Policial: 200 vagas.

A banca organizadora responsável pela execução da seleção foi o Cebraspe.

A avaliação dos candidatos foi composta por 8 (oito) etapas, sendo: Provas Objetivas e Discursivas; Teste de Aptidão Física (TAF); Avaliação Médica; Avaliação Psicológica; Prova Prática de Digitação (para o cargo de Escrivão); Avaliação de Títulos; Investigação Social e Curso de Formação Policial.

As provas objetivas tiveram, em média, 70 questões. As disciplinas básicas, exigidas para todos os cargos foram:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Atualidades.

No teste de aptidão física (TAF), os candidatos precisaram correr por 12 (doze) minutos. A distância mínima a ser percorrida foi de 2.400 metros para homens e 1.800 metros para mulheres.

Saiba mais sobre o Concurso PC PB: Adepdel faz reunião para cobrar a publicação de um novo edital!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais