Concurso TCU: Confira detalhes do último edital publicado em 2015!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 18 fev 2020

Fique por dentro de como foi a seleção de Técnicos e Auditores no último concurso TCU (Tribunal de Contas da União) realizado no ano de 2015. Novo certame irá ofertar 30 vagas!

Último concurso TCU

Enquanto o edital do novo concurso TCU não é publicado, os candidatos podem começar sua preparação utilizando como base o edital anterior. O último concurso TCU foi realizado no ano de 2015, e ofertou vagas para Técnicos e Auditores. Foram publicados dois editais, sendo um para cada cargo.

A banca organizadora responsável pela execução do certame, foi o Cebrapes, antigo Cespe. No total, foram oferecidas 108 vagas, sendo 42 vagas para Auditores e 66 vagas para Técnicos.

As vagas de Técnico foram destinadas para a área Administrativa. Já as chances para Auditor, para as áreas de Auditoria Governamental e Auditoria de Tecnologia da Informação.

As oportunidades foram distribuídas pelas seguintes localidades: Rio Branco/AC, Manaus/AM, Macapá/AP, Salvador/BA, Brasília/DF, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Recife/PE, Porto Velho/RO e Boa Vista/RR.

O certame de 2015, foi realizado em duas etapas, sendo elas:

  • Provas Objetivas e Discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • Programa de Formação, de caráter eliminatório, de responsabilidade do TCU.

A prova objetiva para Técnicos contou com 100 questões, divididas por itens de Conhecimentos Básicos (50 questões) e Conhecimentos Específicos (50 questões). Já a prova discursiva, contava com uma questão de Conhecimentos Básicos e uma questão de Conhecimentos Específicos, além da elaboração de uma peça de natureza técnica.

Os conteúdos programáticos abordados foram referentes às seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Noções de Informática e Atualidades;
  • Conhecimentos Específicos: Direito Administrativo, Execução Orçamentária e Financeira, Controle Externo e Noções de Administração.

Já para Analistas, a prova objetiva foi composta por 200 questões, sendo 100 questões de Conhecimentos Gerais e 100 questões de Conhecimentos Específicos. Na prova discursiva, foram exigidas duas questões de Conhecimentos Gerais, uma questão de Conhecimentos Específicos e uma peça de natureza técnica. Nesse caso, as disciplinas englobadas foram:

  • Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Analítico, Matemática Financeira, Noções de Estatística, Controle Externo, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Auditoria Governamental e Análise de Informações;
  • Auditoria Governamental (Conhecimentos Específicos): Noções de Economia do Setor Público e da Regulação, Contabilidade e Administração Financeira e Orçamentária;
  • Auditoria de Tecnologia da Informação (Conhecimentos Específicos): Gestão, Governança de TI e Engenharia de Software, Desenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura de TI, Segurança da Informação e Fiscalização de Contratos de Tecnologia da Informação.

Critérios de aprovação no concurso TCU 2015

As questões objetivas seguiram o padrão característico do Cebraspe. Ou seja, cada item tinha como opção de resposta as alternativas “Certo ou Errado”.

A pontuação foi atribuída da seguinte maneira: um ponto para respostas corretas, um ponto negativo para respostas erradas e zero em casos de questões em branco ou marcação dupla.

Os critérios de aprovação diferenciavam entre os cargos. Para Técnicos seriam reprovados os concorrentes que:

  • Obtivessem nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos;
  • Obtivessem nota inferior a 15 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
  • Obtivessem nota inferior a 30 pontos no conjunto das provas objetivas.

Já para a carreira de Analista, seriam reprovados os participantes que:

  • Obtivessem nota inferior a 20 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Gerais;
  • Obtivessem nota inferior a 30 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
  • Obtivessem nota inferior a 60 pontos no conjunto das provas objetivas.

As provas discursivas para Técnicos tinham o valor de até 30 pontos. Cada questão (Conhecimentos Básicos e Específicos), valiam 5 pontos e poderiam ser respondidas em até 10 linhas. A peça valia 20 pontos, podendo ser respondida em até 30 linhas.

Os candidatos às vagas de Auditor, poderiam somar até 100 pontos na prova discursiva. As questões de Conhecimentos Gerais e Específicos, poderiam ser respondidas em até 20 linhas e a peça, em até 50 linhas. As questões valiam 20 pontos cada, e a peça 40 pontos.

Saiba mais sobre o Concurso TCU: EDITAL está previsto para o segundo semestre!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais