CBMERJ: Saíram os gabaritos das provas para 50 vagas de Cadete!

Iago Almeida

icone calendario 23 abr 2024

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro divulgou os gabaritos das provas do concurso CBMERJ . Estão sendo ofertadas 50 vagas de Oficial (Cadete).

Agora, então, a Fundação Getúlio Vargas receberá os recursos de quem não concordar com alguma resposta. Veja como fazer e saiba detalhes da seleção.

Como conferir os gabaritos das provas do concurso CMBERJ?

Sendo assim, os concurseiros que fizeram as provas objetivas do concurso dos Bombeiros do Rio de Janeiro, devem se atentar aos prazos e informações.

Isso porque as provas estiveram aplicadas em 32 locais no último domingo, dia 21 de abril, e agora os gabaritos foram liberados para consulta dos candidatos.

Assim, eles estiveram divulgados nesta segunda-feira, 22 de abril, no portal da Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora da seleção.

Confira o gabarito preliminar aqui!

Quem não concordar com alguma resposta, entretanto, poderá interpor recurso nos próximos dias 23 e 24 de abril, no site da banca

Basta colocar seus dados de cadastro no site da FGV e explicar o que não concorda. Depois, o gabarito final está previsto para ser publicado no dia 27 de maio.

Ao todo, segundo a banca, a seleção reuniu mais de 31 mil candidatos inscritos para disputar as 50 oportunidades oferecidas.

Como foram as provas?

Com duração de 5h, a prova objetiva consistiu em 100 questões de múltipla escolha, sobre as disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês), literatura, matemática, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.

Confira: Apostila CBM-RJ 2024 – Oficial Combatente – Cadete
Confira: Curso Corpo de Bombeiros Militar – RJ – Cadete

Aliás, a prova estará sendo avaliada em escala de 0 a 100 pontos, sendo necessários, no mínimo, 50 pontos, para garantir a aprovação.

Informações sobre o concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro podem ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 e pelo e-mail [email protected]

Como será o TAF?

Posteriormente, os classificados na prova até 4 vezes o número de vagas, estarão convocados para o TAF, que estará aplicado no dia 20 de maio e exigirá o desenvolvimento dos seguintes exercícios:

  • corrida de meio-fundo (2.400 metros/12 minutos)
  • natação (100 metros/2 minutos e 30 segundos)
  • flexão e extensão de MMSS (3 repetições/sem tempo determinado)
  • abdominal (35 repetições/1 minuto)

Assim, os candidatos ainda realizarão a inspeção de saúde, de caráter eliminatório e o exame documental, de caráter eliminatório.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Quanto ganha um Cadete do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro?

Assim, as 50 oportunidades do concurso CBMERJ 2024  estão divididas em ampla-concorrência (35 vagas), hipossuficiência (5 vagas) e negros/indígenas (10 vagas).

Ademais, a remuneração inicial chega a R$4.227,16, composta pelo valor do soldo acrescido das gratificações e adicionais atinentes do cargo.

Lembrando que a corporação exige o diploma de nível superior para ingresso. O concurso terá prazo de validade de 20 dias, improrrogáveis a contar da data de apresentação dos candidatos na ABM D. Pedro II.

CBMERJ tem novo edital em estudos com 144 vagas de Soldado!

Quais as exigências básicas para tomar posse no cargo de Cadete?

  • possuir nacionalidade brasileira e no no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses.
  • encontrar-se em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar.
  • possuir, no mínimo, 18 anos de idade no ato da matrícula em curso de formação.
  • possuir, no dia da abertura das inscrições do concurso público, até 32 anos de idade, considerada a data até o dia anterior ao 33º aniversário do candidato, na forma da Lei Estadual nº 9.546/2022.
  • ter concluído ou concluir até a data da matrícula o ensino médio ou equivalente, em estabelecimento de ensino civil ou militar, de acordo com a legislação vigente.
  • estar quite com as obrigações eleitorais.
  • não ter sido demitido de cargo público, destituído de cargo em comissão ou do exercício da função pública, em qualquer órgão da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal, em razão de conduta desabonadora.
  • não ter sido excluído a bem da disciplina de instituição militar estadual ou das Forças Armadas;
  • não registrar antecedentes criminais que se apresentem, a critério do CBMERJ, incompatíveis com a honra e pundonor de bombeiro militar.
  • para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento “bom”, comprovado por meio de documento emitido pela instituição militar à qual pertencer;

Baixe o edital CBMERJ 2024 – Cadete!

Quer saber de mais editais de concursos abertos no estado do Rio de Janeiro? Confira aqui!

Saiba mais sobre o Concurso CBMERJ 2024: Edital publicado para Oficial. 50 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais