Pesquisar no blog

CBMERJ tem novo edital em estudos com 144 vagas de Soldado!

Iago Almeida

icone calendario 04 abr 2024

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro está estudando a publicação de um novo concurso CBMERJ para o preenchimento de 144 vagas na carreira de Soldado.

Vale destacar que há um concurso em andamento para Oficial, com provas em abril de 2024. Venha saber todos os detalhes das duas seleções e conquistar uma vaga no Corpo de Bombeiros.

Quando sai o edital CBMERJ para Soldados?

Ainda não há uma data concreta, mas o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro já iniciou os preparativos para a realização de um novo concurso de Soldado, na qualificação de Busca e Salvamento.

Aliás, a seleção está em fase de estudos para a escolha da banca organizadora, que deve ser anunciada muito em breve, nas próximas semanas.

De acordo com o Estudo Técnico Preliminar (ETP), serão ofertadas 144 vagas na carreira, que tem como exigência o nível médio completo.

Entretanto, o documento não informou se estará aplicado limite de idade. Atualmente, os soldados devem ter, pelo menos, 18 anos e, no máximo, 32 anos.

Além disso, levando em consideração o último edital, os salários iniciais para o cargo eram de R$2.791,72, valor este que poderia estar elevado com a gratificação de habilitação profissional.

O que estudar para o concurso CBMERJ para Soldados?

De acordo com o documento, ainda, os inscritos no concurso devem estar avaliados por meio de um exame intelectual (prova objetiva), aplicada pela banca escolhida e contratada.

Então, esta avaliação contará com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática, com 5 alternativas cada e apenas uma resposta correta.

Além disso, já se sabe que as avaliações deverão estar aplicadas em todo Estado do Rio de Janeiro, de forma regionalizada. Os municípios devem ser relevados no edital!

Além da prova objetiva, haverá prova prática (apneia voluntária em repouso; apneia voluntária em movimento; nado Livre; e flutuação) e exame de saúde.

Ainda haverá Teste de Aptidão Física (corrida de meio fundo, a ser realizada em pista de atletismo de 400 metros; flexão e extensão MMSS, a ser realizada em barra fixa cilíndrica com o diâmetro mínimo de 3 cm e máximo de 3,5 cm; e flexão abdominal) e avaliação de títulos.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Como foi o último concurso Corpo de Bombeiros RJ?

Em 2023 aconteceu a última seleção dos Bombeiros RJ, ofertando 800 vagas, sendo 130 oportunidades para o cargo de Sargento e 670 vagas para a carreira de Soldado.

As provas objetivas estiveram compostas de 60 questões de múltipla escolha, sendo 15 de Língua Portuguesa; 15 de Raciocínio Lógico e 30 de Conhecimentos específicos da especialidade.

Posteriormente, os aprovados no TAF ainda tinham: Teste de Habilidades Específicas; Exame de Saúde; Exame Documental e Avaliação de Títulos.

Confira: Curso Corpo de Bombeiros Militar – RJ – Oficial Combatente – Cadete
Confira: Apostila CBM-RJ 2024 – Oficial Combatente – Cadete

Veja ainda o resultado da prova objetiva para Soldado e Sargento de 2023!

Edital CBMERJ para Oficiais tem provas chegando

O Corpo de Bombeiros do Estado do RJ está com edital aberto, ofertando 50 vagas para alunos do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais.

remuneração inicial é de R$4.227,16, composta pelo valor do soldo acrescido das gratificações e adicionais atinentes do cargo.

Lembrando que o diploma de nível superior é uma exigência básica para ingresso na corporação. A prova objetiva está marcada para o dia 21 de abril de 2024.

Ademais, ela acontecerá 13h às 18h, no Rio de Janeiro/RJ. Com duração de 5h, essa etapa consistirá em 100 questões de múltipla escolha, sobre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês) e Literatura: 30 questões;
  • Matemática: 20 questões;
  • História, Geografia, Filosofia e Sociologia: 25 questões;
  • Química, Física e Biologia: 25 questões.

Conheça outros concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Saiba mais sobre o Concurso CBMERJ 2024: Edital publicado para Oficial. 50 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais