Pesquisar no blog

Concurso CBMERJ: FGV é a banca para Oficiais. Oferta de 40 vagas!

Novidades para os concurseiros! O edital do novo concurso CBMERJ (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro) deve ser publicado muito em breve, visto que a banca organizadora do certame já foi definida e contratada. Ademais, serão ofertadas oportunidades para o Curso de Formação de Oficiais de 2022 (CFO)!

Além disso, o extrato de contrato com a banca organizadora do certame já foi publicado, de forma que não existem impedimentos para a publicação do edital, o que pode ocorrer a qualquer momento!

Se interessa pela seleção? Então confira todos os detalhes a seguir!

 

Concurso CBMERJ: situação atual

Portanto, o novo concurso CBMERJ pode contar com edital publicado a qualquer momento, visto que a banca organizadora do certame já foi contratada e o extrato de contrato foi publicado nesta quinta-feira, 28 de abril, por meio do Diário Oficial do Estado.

Sendo assim, com a publicação do documento o edital da nova seleção se torna iminente, ou seja, pode ser publicado muito em breve contendo todas as informações acerca do concurso público.

Além disso, a contratada é a FGV (Fundação Getúlio Vargas), a diferença dos anos anteriores, em que a seleção dos candidatos ocorria por meio do vestibular da Uerj.

Ademais, de acordo com a corporação, a decisão de contratar uma banca aconteceu porque no ano passado, quando os candidatos tiveram que realizar uma prova isolada, e não o vestibular da Uerj, o número de participantes foi muito maior.

Nesse sentido, o número de inscritos nas seleções da corporação normalmente variavam entre 1.900 e 3.900. Entretanto, com a avaliação isolada, essa quantidade passou a ser de 20.234 candidatos em 2021. Sendo assim, a expectativa é a de que o número também seja grande este ano.

É igualmente importante recordar que a banca organizadora contratada deverá receber as inscrições dos candidatos, bem como viabilizar e aplicar as etapas avaliativas do processo seletivo.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Autorização oficial

Além disso, é essencial frisar que ainda que a banca organizadora já tenha sido contratada e os trâmites estejam avançados, foi somente na última quarta-feira, 13 de abril, que o despacho de autorização do governador Cláudio Castro foi divulgado, por meio do Diário Oficial do Rio de Janeiro.

Sendo assim, com essa autorização o edital do concurso CBMERJ se torna ainda mais próximo de ser publicado, de forma que é possível que o edital saia ainda este mês, visto que a corporação deseja concluir a primeira etapa da seleção até o mês de junho.

Vagas, cargos e remunerações

Em suma, o novo concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro ofertará 40 oportunidades de nível médio para o Curso de Formação de Oficiais de 2022. Além disso, o que se prevê é que o edital seja publicado ainda este semestre.

Além disso, os aprovados no concurso público contarão com remunerações no valor de R$ 3.200,00 na posição de Cadete (militar em formação). Entretanto, na posição de Aspirante, após 3 anos de formação, os ganhos passam a ser de R$ 6.000,00.

Ademais, vale destacar que para concorrer aos cargos não haverá um limite de idade.

Concurso CBMERJ: como serão as provas?

Além disso, é essencial que os concurseiros interessados no novo concurso CBMERJ saibam que serão avaliados por meio de uma série de etapas avaliativas. Primeiramente, passarão por uma Prova Objetiva sob responsabilidade da banca organizadora.

Ademais, para essa etapa os candidatos deverão responder a 100 questões de múltipla escolha acerca das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa – 15;
  • Matemática – 15;
  • Física – 15;
  • Química – 15;
  • Biologia – 10;
  • Geografia – 10;
  • História – 10;
  • Língua Estrangeira – 05; e
  • Sociologia – 05.

 

Vale destacar que as avaliações deverão ser aplicadas no estado do Rio de Janeiro. Ademais, sob a responsabilidade da própria corporação, os inscritos na seleção ainda passarão pelas seguintes etapas avaliativas:

  • Exame Físico;
    • corrida de meio fundo – 2.400m em 12 minutos;
    • natação – 100m em dois minutos e meio;
    • flexão e extensão de MMSS – barra fixa;
    • abdominal – 35 repetições em um minuto.
  • Exame de Saúde; e
  • Pesquisas Documental e Social.

 

Último concurso CBMERJ

Por fim, enquanto maiores detalhes acerca do novo concurso CBMERJ ainda não são divulgados, é importante que os concurseiros iniciem sua preparação por meio da análise de antigos editais.

Nesse sentido, o último concurso da corporação aconteceu em 2021 também para o CFO, quando foram ofertadas 25 oportunidades de nível médio para homens e mulheres.

Além disso, outros requisitos exigidos pelo edital foram:

  • ser brasileiro;
  • estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • possuir, no mínimo, 18 anos no ato da matrícula no curso de formação;
  • não há limite de idade;
  • para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento “bom”.

 

Ademais, os inscritos da época foram avaliados por meio de Prova Objetiva e Redação, que ocorreram por meio de vestibular isolado da Uerj. Além disso, os aprovados ainda passaram por outras fases, sob responsabilidade do próprio CBMERJ, como Exame Físico, Exame de Saúde e Pesquisas Documentais e Sociais.

 

Histórico de Notícias

25/04/2022

Concurso CBMERJ: Edital com 800 vagas para Soldado está em estudo!

Um novo concurso CBMERJ, com vagas para Soldados, deve ser realizado em breve. O edital está em estudo e a previsão é para 800 vagas!

Continuar lendo
06/04/2022

Concurso CBMERJ: Edital para Oficial prevê provas até junho!

Um novo concurso CBMERJ, com vagas para Oficiais, deve sair esse mês. Ajustes no cronograma estão sendo feitos e as provas devem acontecer até junho.

Continuar lendo
30/03/2022

Concurso CBMERJ: FGV e corporação debatem sobre ajustes no cronograma. Saiba mais!

Um novo concurso CBMERJ, com vagas para Oficiais, deve ser realizado em breve. Ajustes no cronograma foram debatidos pela corporação e pela banca FGV.

Continuar lendo
19/11/2021

Concurso Bombeiros RJ: TAF é cancelado após irregularidades, entenda!

Atenção candidatos! Após diversas imagens de negligência na aplicação do TAF do concurso Bombeiros RJ, teste será reaplicado. Confira!

Continuar lendo
13/10/2021

Concurso Bombeiros RJ: Gabaritos foram divulgados nesta quarta (13)!

As provas do concurso Bombeiros RJ foram dia 10 e os gabaritos estão divulgados! São 3 mil vagas temporárias, mas podem haver 9 mil convocações. Entenda!

Continuar lendo
20/09/2021

Concurso Bombeiros RJ: Seleção registra mais de 55 mil inscritos!

O concurso Bombeiros RJ registrou mais de 55 mil inscritos! São oferecidas 3 mil vagas temporárias entre diversos cargos. Confira os detalhes.

Continuar lendo
16/08/2021

Concurso Bombeiros RJ: Inscrições para 3 mil vagas prorrogadas!

As inscrições para o concurso Bombeiros RJ foram prorrogadas! O concurso oferece 3 mil vagas temporárias para diversas carreiras. Saiba mais!

Continuar lendo
02/07/2021

Concurso Bombeiros RJ (CBM RJ): Saiu o edital com 3 mil vagas!

Foi publicado o edital do concurso Bombeiros RJ com a oferta de 3.000 vagas temporárias para os cargos de Soldado e Oficial.

Continuar lendo
01/07/2021

Concurso Bombeiros RJ: Está autorizado e terá oferta de 3 mil vagas!

O edital do concurso Bombeiros RJ será publicado em breve. A seleção foi autorizada pelo governador Cláudio Castro. Serão 3 mil vagas temporárias.

Continuar lendo
18/06/2021

Concurso Bombeiros RJ: 300 aprovados serão convocados!

Na expectativa de um novo concurso Bombeiros RJ, corporação decide nomear 300 aprovados de concursos anteriores. Confira mais informações!

Continuar lendo
02/06/2021

Concurso Bombeiros RJ: Novo edital para Oficiais será solicitado!

Um novo concurso Bombeiros RJ pode estar a caminho ainda em 2021, isso porque um pedido será enviado ao Governo, pedindo novo edital. Confira detalhes!

Continuar lendo
26/05/2021

Concurso Bombeiros RJ: Novo edital sai nas próximas semanas!

Um concurso Bombeiros RJ para servidores temporários foi confirmado pelo comandante do CBMERJ, o coronel Leandro Monteiro. Veja!

Continuar lendo
11/05/2021

Concurso Bombeiros RJ estuda regulamentar idade de ingresso, entenda!

Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro pretende regulamentar uma idade mínima e máxima para ingresso na corporação no próximo concurso CBMERJ. Veja!

Continuar lendo
22/04/2021

Concurso Bombeiros RJ: 3 mil vagas em breve!

O edital para o concurso Bombeiros RJ deve sair em breve, a FunRio só aguarda o aval do Governo do Rio para publicação, serão ofertadas 3 mil vagas!

Continuar lendo
23/03/2021

Concurso Bombeiros RJ: 3 mil vagas continuam em avaliação pela PGE!

CBMERJ afirma que o edital do Concurso Bombeiros RJ estava em andamento. Processo segue sendo avaliado pela PGE. Saiba mais!

Continuar lendo
23/02/2021

Concurso Bombeiros RJ Temporários: Edital em andamento!

Com banca definida o edital do Concurso Bombeiros RJ está cada vez mais próximo. A oferta será de mais de 3 mil vagas para temporários.

Continuar lendo
12/02/2021

Concurso Bombeiros RJ: Edital pode sair na próxima semana!

De acordo com o CBMERJ, os trâmites para lançamento do edital do Concurso Bombeiros RJ estão em andamento. Serão abertas 3 mil vagas temporárias. Confira!

Continuar lendo
04/02/2021

Concurso Bombeiros RJ (CBM RJ): Contrato com banca será assinado!

Minuta de contrato entre o CBMERJ e a FunRio, para o concurso Bombeiros RJ, já está pronta e poderá ser assinada nos próximos dias. Saiba mais!

Continuar lendo
03/12/2020

Concurso Bombeiros RJ Temporários: Oito bancas organizadoras estão na disputa!

A escolha da organizadora do certame Bombeiros RJ, com 3 mil vagas temporárias, está em processo, e conta com oito bancas na disputa.

Continuar lendo
22/10/2020

Concurso Bombeiros RJ: Comissão organizadora é formada; edital ofertará 25 vagas!

Está formada a comissão organizadora do novo concurso Bombeiros RJ (CBM-RJ), que terá edital ofertando 25 vagas para Oficiais. Saiba mais!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais