Pesquisar no blog

Concursos que utilizam a nota do ENEM 2020

icone calendario 30 mar 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020) será usado como a primeira etapa avaliativa para diversos concursos públicos, para estes certames é necessário se inscrever em ambas as seleções.

Nota do ENEM 2020 para concursos

As inscrições para o ENEM 2020 foram abertas no dia 11 de maio. Além dos estudantes em busca de uma vaga nas universidades, outro público também se prepara para a seleção: os candidatos de concursos públicos.

Não é algo rotineiro, mas existem órgãos públicos que usam o ENEM como primeira etapa de seleção. Somente em 2020, duas instituições já informaram que os interessados precisam se inscrever no exame nacional.

É o caso do próximo concurso Bombeiros-PB, que ofertará vagas para Oficiais, e o da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, que contará com 40 vagas de especialista em políticas e gestão governamental (EPPGG).

Em ambos os certames, a nota do ENEM 2020 será usada como primeira etapa da seleção. Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio, pode ser um desafio para alguns concurseiros.

Uma das principais diferenças neste tipo de exame, é que é quase impossível responder a todas as questões tendo lido todos os textos enunciados. Ao todo, o ENEM conta com 90 questões, em cada dia de prova (são dois dias), que devem ser respondidas em 05 (cinco) horas.

Concurso Bombeiros-PB

Os candidatos interessados no novo concurso Bombeiros-PB , que ofertará vagas para Oficiais, devem se inscrever no ENEM 2020. A recomendação foi divulgada no dia 06 de maio, no Diário Oficia da Paraíba, pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo a corporação, o novo concurso para o Curso de Formação de Oficiais de 2021 (CFO-BM 2021) irá utilizar como etapa o ENEM deste ano. As notas do exame serão usadas como primeira avaliação e os parâmetros de aprovação ainda serão definidos no edital, que será publicado.

As inscrições para o ENEM 2020 já estão abertas, e vão até o dia 22 de maio, através do site do INEP. Ainda é ressaltado pelo Corpo de Bombeiros da Paraíba, que além de inscrever no exame, assim que o edital do concurso for divulgado os candidatos também deverão se inscrever no certame.

Nesta edição do concurso Bombeiros-PB, haverá uma diferença no edital, que irá exigir o nível superior como pré-requisito para ingresso na corporação. Ainda será exigido pela corporação os seguintes critérios:

  • Idade entre 18 e 32 anos, até o ano da matrícula do curso;
  • Altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Concurso SEPLAG MG

Outro certame que contará com o ENEM 2020 como primeira etapa, é o da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. O concurso SEPLAG MG , oferta 40 vagas para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Os salários iniciais para a carreira são de R$ 5.451,65, com jornadas de trabalho de 40 horas semanais. Os candidatos aprovados serão contratados pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores.

O concurso SEPLAG MG será dividido em duas etapas, a primeira etapa será o Exame Nacional do Ensino Médio. Já a segunda etapa, será o curso de graduação em Administração Pública, ministrado pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

A escolaridade mínima exigida pelo cargo é o nível superior, conferido pelo diploma do curso de graduação em Administração Pública, segunda etapa da seleção. Dessa maneira, podem se inscrever no concurso pessoas que tenham apenas o nível médio completo.

As inscrições do concurso SEPLAG MG serão aceitas no site da banca organizadora, Fundação CEFETMINAS , nos dias 01 de julho a 19 de agosto. A taxa de inscrição terá o valor de R$ 60,00.

Saiba mais sobre o Enem 2023: Prova em 5 e 12 de novembro. Saiba mais!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais