Pesquisar no blog

ENEM 2022: Edital publicado. Provas 13 e 20 de novembro!

Os editais do ENEM 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram publicados, de forma que os interessados já podem conferir as principais informações acerca de um dos exames mais aguardados todos os anos.

Além disso, as inscrições ocorrerão neste mês de maio, enquanto que as provas acontecerão no mês de novembro. Sendo assim, se você se interessa pelo exame, confira a seguir todos os detalhes!

 

ENEM 2022: inscrições

Portanto, antes de mais nada é essencial que os interessados no ENEM 2022 saibam que os editais foram publicados na última sexta-feira, 29 de abril, por meio do Diário Oficial da União.

Ademais, dois editais foram publicados, um deles correspondendo ao ENEM digital e outro ao ENEM impresso. Entretanto, grande parte das informações coincidem nas duas modalidades.

Nesse sentido, as inscrições no Exame de 2022 poderão ser realizadas entre os dias 10 e 21 de maio por meio do site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Além disso, para efetivar a participação é necessário que os candidatos efetuem o pagamento da taxa de inscrição, que possui o valor fixo de R$ 85,00, até o dia 27 de maio.

Ademais, vale frisar que no ato da inscrição os candidatos deverão optar pelo ENEM digital ou o ENEM impresso, além de indicar por qual língua estrangeira serão avaliados (inglês ou espanhol).

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Isenção de taxa

É igualmente importante mencionar que entre os dias 04 e 15 de abril os interessados no Exame puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição. Ademais, puderam realizar o pedido aqueles que se enquadravam em algum dos seguintes requisitos:

  • participantes que estão cursando a última série do ensino médio este ano em escolas públicas;
  • aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas (e tenham renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818 por pessoa);
  • participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica (membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico);
  • aqueles que tiveram isenção aprovada no Enem 2021 e não puderam comparecer à prova (exige-se a justificativa da ausência).

 

Além disso, os resultados provisórios das isenções foram divulgados no dia 22 de abril, de forma que entre os dias 25 e 29 do mesmo mês os candidatos puderam entrar com recursos contra tais resultados.

Sendo assim, o resultado final das solicitações deve ser publicado no próximo dia 06 de maio. Ademais, vale destacar que somente o pedido de isenção não garante a participação no ENEM, é necessário também realizar a inscrição no período indicado.

ENEM 2022: como serão as provas?

Portanto, é imprescindível que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 saibam que as provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

Ademais, a aplicação das avaliações ocorrerá em todos os estados do país, além do Distrito Federal, de forma que no ato da inscrição o candidato indicará a sua localidade para que possa realizar as provas no local mais próximo de si.

Nesse sentido, no primeiro dia, 13 de novembro, os candidatos deverão responder a questões acerca de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Sendo assim, os conteúdos são:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

  • Língua Portuguesa
  • Literatura
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Artes
  • Educação Física
  • Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Redação: acerca do tema a ser fornecido no momento da prova

 

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia

 

Nesse sentido, as provas do primeiro dia terão a duração de 5 horas e 30 minutos. Por outro lado, no segundo dia, 20 de novembro, serão cobrados os seguintes conteúdos acerca de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Química
  • Física
  • Biologia

 

Matemática e suas Tecnologias

  • Matemática

 

Portanto, o segundo dia de provas contará com duração de 5 horas, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Horários das provas

É igualmente importante frisar que nas datas das avaliações os candidatos deverão comparecer ao local de prova no horário indicado, pois não poderão adentrar após o fechamento dos portões.

Sendo assim, a abertura dos portões ocorrerá às 12h00, segundo o horário de Brasília, e serão fechados às 13h00. Nesse sentido, as provas terão início às 13h30.

Portanto, no primeiro dia as provas irão, no máximo, até as 19h00, enquanto no segundo dia a duração máxima das avaliações termina às 18h30.

ENEM 2022: atos que geram eliminação

Além disso, é de suma importância que os interessados no ENEM 2022 saibam que será automaticamente eliminado do Exame o participante que:

  • Prestar, em qualquer documento e/ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata.
  • Permanecer no local de provas sem documento de identificação válido, conforme itens 10.2 ou 10.4.
  • Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas.
  • Comunicar-se ou tentar comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com qualquer pessoa que não seja da equipe de aplicação, a partir das 13h (horário de Brasília-DF).
  • Utilizar, ou tentar utilizar, meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do Exame.
  • Utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do Exame.
  • Receber, de qualquer pessoa, informações referentes ao conteúdo das provas.
  • Registrar ou divulgar por imagem, vídeo ou som a realização da prova ou qualquer material utilizado no Exame.
  • Levar e/ou ingerir bebidas alcoólicas e/ou utilizar drogas ilícitas e/ou cigarro e outros produtos derivados do tabaco, no local de provas, conforme Lei nº 11.343/2006, Lei nº 12.546/2011 e Decreto 8.262/2014.
  • Ausentar-se da sala de provas, a partir das 13h (horário de Brasília-DF), sem o acompanhamento de um fiscal.
  • Ausentar-se da sala de provas, em definitivo, antes de decorridas duas horas do início das provas.
  • Recusar-se, injustificadamente, respeitando os protocolos de prevenção à covid-19, a qualquer momento, a:
  • ter os artigos religiosos, como véu, quipá e outros, vistoriados pelo coordenador;
    • ser submetido a revista eletrônica;
    • ter seus objetos vistoriados eletronicamente; e
    • ter seu lanche vistoriado pelo chefe de sala.
  • Entre outros.

 

Sobre o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

A aplicação do Enem ocorre em dois dias. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Histórico de Notícias

15/12/2021

ENEM 2021: Resultado para reaplicação das provas é divulgado!

Quem pediu reaplicação das provas do Enem 2021 já pode consultar resultado. Para quem fez a solicitação, os exames estão agendados para 09 e 16 de janeiro.

Continuar lendo
29/11/2021

ENEM 2021: O que fazer depois das provas?

O Enem 2021 já teve suas provas aplicadas! Durante esse tempo que você aguarda o resultado, pode aproveitar os estudos para o mundo dos concursos. Confira!

Continuar lendo
16/11/2021

ENEM 2021: Confira as orientações para a prova deste domingo (21)!

Atenção concurseiros! Chegou a semana da aplicação do Enem 2021, que acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro. Confira as recomendações e os locais de prova!

Continuar lendo
04/11/2021

ENEM 2021: Confira os locais de prova!

O Enem 2021 está cada vez mais próximo. Nesta semana foram liberados os locais de prova. Os exames serão nos dias 21 e 28 de novembro em todo país.

Continuar lendo
22/10/2021

Falta 1 mês! Como se preparar para a prova ENEM 2021?

Atenção, estudantes! O ENEM está mais próximo do que nunca de acontecer. Por isso, saiba mais informações sobre a Prova e se prepare para realizar o exame!

Continuar lendo
24/09/2021

ENEM 2021: Inscrições reabertas terminam neste domingo (26)!

As inscrições para os estudantes que faltaram no Enem 2020 foram reabertas e serão encerradas neste domingo, 26 de setembro. Não perca a oportunidade!

Continuar lendo
14/09/2021

ENEM 2021: Inscrições reabertas e provas em janeiro!

Estudantes que faltaram no Enem 2020 e tiveram isenção negada na inscrição do Enem 2021, terão nova chance para inscrição! Entenda e saiba sobre as provas.

Continuar lendo
09/09/2021

ENEM 2021: Prazo para requerimento de isenção é reaberto!

O Supremo Tribunal Federal decidiu pela reabertura dos pedidos de isenção do Enem 2021. A decisão pode afetar o período de aplicação do exame. Entenda!

Continuar lendo
21/07/2021

ENEM 2021: Instituto registra 4 milhões de inscritos!

Atenção estudantes! Ao todo, 4.004.764 pessoas se inscreveram para o Enem 2021; número é menor que 2020. As provas estão marcadas para novembro.

Continuar lendo
12/07/2021

ENEM 2021: Inscrições terminam nesta quarta (14)!

Atenção estudantes! As inscrições para o Enem 2021 se encerram nesta quarta-feira, 14 de julho. As provas estão confirmadas para 21 e 28 de novembro.

Continuar lendo
16/06/2021

ENEM 2021: Estudantes com isenção negada podem entrar com recurso!

Os estudantes que tiveram a isenção à taxa negados, podem entrar com recurso contra o resultado. Veja o cronograma do ENEM 2021 e a data para a inscrição.

Continuar lendo
10/06/2021

Posso fazer o ENEM já estando na faculdade?

Parece não fazer sentido estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se você já está na faculdade. Conheça vantagens em possuir uma boa nota!

Continuar lendo
10/06/2021

Quais as matérias que mais caem no ENEM?

Vai fazer o ENEM? Então conheça as matérias com maior relevância, as quais, você deve dar um pouco mais de atenção e garanta uma ótima nota!

Continuar lendo
02/06/2021

ENEM 2021: Seleção terá mais de 100 mil vagas no Digital!

O Enem 2021 Digital será aplicado em novembro, e foi divulgado o edital para as provas. Confira como foi a última aplicação do Enem digital.

Continuar lendo
02/06/2021

ENEM 2021: Editais da versão digital e impressa publicados!

Os editais do Enem 2021, das versões digital e impressa, foram publicados. As provas serão dias 21 e 28 de novembro. Confira datas e procedimentos do exame.

Continuar lendo
02/06/2021

ENEM 2021: Provas serão em novembro, diz ministro!

O ENEM 2021 acontecerá em novembro de 2021, de acordo com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro. Confira mais informações!

Continuar lendo
14/05/2021

ENEM 2021: prova vai ou não ocorrer?

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que "tudo indica" que o Enem 2021 deve ocorrer em outubro ou novembro deste ano. Confira o que já se sabe!

Continuar lendo
06/05/2021

ENEM 2021: Estudantes já podem pedir isenção da taxa!

Os candidatos que irão prestar o Enem 2021 já tem data definida para pedir a taxa de isenção e justificar a ausência, veja mais informações sobre a prova.

Continuar lendo
11/02/2021

Confira temas atuais que podem ser cobrados nas provas de concursos e ENEM!

Para ser aprovado em um concurso público ou deseja atingir uma boa nota no ENEM, saiba que é imprescindível estar bem informado sobre os problemas atuais!

Continuar lendo
20/05/2020

ENEM 2020: Senado aprova Projeto de Lei que adia a realização do exame!

Foi aprovado no Senado, o PL que adia o ENEM 2020, texto irá para votação no Plenário da Câmara e, caso seja aprovado, vai para sanção do Presidente.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais