Compartilhar:

Confira todas as alterações no edital do Concurso Banco do Brasil (BB)!

icone calendario 14 mar 2018

O novo concurso público do Banco do Brasil para o cargo de Escriturário (nível médio) já se encontra com as inscrições abertas! Saiba tudo o que faz um Escriturário do Banco do Brasil aqui!

A organização é mais uma vez da Fundação Cesgranrio , desta vez a seleção oferece 30 vagas imediatas e 30 vagas para cadastro de reserva, todas para lotação nas agências situadas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. (Saiba como se inscrever e os demais detalhes aqui )!

Para auxiliar na sua preparação, a Nova Concursos traz uma comparação entre o novo edital e o último edital de 2015. Confira quais são as principais alterações e aproveite para intensificar seus estudos!

» Conquiste uma das vagas para o Banco do Brasil 2018 adquira os materiais para Escriturário SEM JUROS! «

Concurso BB – Editais 2015 X 2018

A primeira comparação é referente aos critérios de aprovação.

De acordo com o edital de 2015, seria eliminado o candidato que obtivesse aproveitamento inferior a 55% do total da pontuação do conjunto das provas objetivas ou obtiver aproveitamento inferior a 45% do total da pontuação da prova objetiva de conhecimentos básicos ou obtiver aproveitamento inferior a 55% do total da pontuação da prova objetiva de conhecimentos específicos.

Já no edital de 2018 , o critério de aprovação nas provas objetivas é o seguinte: ter um aproveitamento mínimo 60% do total de pontos das provas objetivas, ou o mínimo de 55% do total de pontos nos Conhecimentos Básicos ou o mínimo de 60% do total de pontos nos Conhecimentos Específicos.

Peso das disciplinas

No concurso de 2015, a disciplina com maior nível de importância foi a de conhecimentos bancários, com 30 questões. Em seguida aparecem: língua portuguesa (26), atendimento (22), raciocínio lógico (20), informática (15), cultura organizacional (8) e vendas (6).

A prova de 2018 será composta por 70 questões de múltipla escolha (caráter eliminatório e classificatório) e prova discursiva (caráter eliminatório). Na prova objetiva, 50 questões serão voltadas aos conhecimentos específicos do cronograma. As outras 20 serão divididas igualmente entre os conhecimentos básicos.

A prova de Conhecimentos Básicos, terá valor total de 25,0 pontos, incluirá as seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos;
Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos;
Matemática: 5 questões com valor de 2,0 pontos cada, subtotalizando 10,0 pontos;
Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos.

A prova de Conhecimentos Específicos, com valor total de 75,0 pontos, incluirá as seguintes disciplinas:

Probabilidade e Estatística: 20 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 30,0 pontos;
Conhecimentos Bancários: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5 pontos;
Conhecimentos de Informática: 25 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 37,5 pontos.

Disciplina de Conhecimentos de Informática

Vale ressaltar que uma das alterações mais significativas entre os editais dos dois concursos está relacionada ao conteúdo programático referente à Conhecimentos de Informática.

No concurso de 2015, a disciplina teve 9 assuntos mais abordados, mas nenhum ganhou grande destaque e disparou no ranking. Em primeiro lugar ficou o tema de sistema operacional (Microsoft Windows 7), com 3 perguntas – 20% do total.

Em seguida estão: protocolos (2 questões – 13, 3%), editor de textos (2 – 13, 3%), segurança da informação (2 – 13, 3%), planilhas eletrônicas (2 – 13, 3%), hardware (1 – 6,7%), formato de arquivos (1 – 6,7%), redes sociais (1 – 6,7%) e correio eletrônico (1 – 6,7%).

Já no edital de 2018 , a matéria de informática vem cobrando um conhecimento bastante específico e técnico.

De acordo com o edital, serão cobrados conhecimentos sobre diversas linguagens de programação, estruturas de dados e algoritmos, banco de dados, tecnologias web. Por conta disso, o edital poderá ser retificado.

Saiba mais sobre o último concurso BB e faça o download da prova aqui .

Para mais informações e acesso ao edital, veja a página do Concurso Banco do Brasil 2018

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar suas chances de passar, conheça nossos materiais acessando nosso site!

» Conquiste uma das vagas para o Banco do Brasil 2018 adquira os materiais para Escriturário SEM JUROS! «

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Órgão não corre risco de ser privatizado!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais