Boa notícia! É possível que o Banco do Brasil realize um novo concurso público, exclusivo para pessoas com deficiência, assim como fez a Caixa Econômica Federal, em 2021.
Segundo publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 21 de março, o Tribunal de Contas da União voltou a recomendar ao Banco do Brasil, em face dos bons resultados obtidos pela Caixa Econômica Federal, a realização de um novo concurso exclusivo para pessoas com deficiência (PCD), em conformidade com o Acórdão 427/2024.
O objetivo é que com a realização de um concurso específico para pessoas com deficiência, o banco consiga aumentar o número de PcD’s em seu quadro de pessoal, para cumprir a legislação que determina que empresas com mais de mil funcionários devem reservar um mínimo de 5% de suas vagas para PcD’s. Entenda!
TCU determina 12,5% das vagas em concursos Banco do Brasil para pessoas com deficiência
Segundo dados apresentados pelo Banco do Brasil ao Tribunal de Contas da União, o percentual de pessoas com deficiência em seu quadro de pessoal é de 1,84%.
Além de realização de um concurso específico para pessoas com deficiência, o TCU determinou que enquanto a meta de 5% de funcionários PcD’s não for atingida, o banco deve manter um mínimo de 12,5% das vagas de seus concursos reservadas para esse público.
O Tribunal de Contas também determinou que o Banco do Brasil deve divulgar, “por meio de sua página na Internet, informações atualizadas sobre o total de postos de trabalho ocupados na entidade, separando-os por tipo de emprego público, bem como o percentual, em cada tipo e globalmente – este para fins de atendimento ao art. 93, do inciso IV, da Lei 8.213/1991 -, que se encontra ocupado por pessoas com deficiência, habilitadas, ou beneficiários reabilitados da Previdência Social.
Além de “efetuar o acompanhamento da evolução do perfil de seus empregados e, caso verifique que o percentual de reserva de vagas acima indicado não está promovendo, com a rapidez necessária, o cumprimento da legislação, passe a incrementá-lo gradativamente.“
TCU recomenda concurso para pessoas com deficiência (PCD) desde 2023
Essa medida reitera uma recomendação anterior após recurso interposto pelo próprio Banco do Brasil contra o Acódão 92/2023 – Plenário, que havia determinado ao banco a implementação de diversas medidas, incluindo a realização de um novo concurso para pessoas com deficiência, conforme estipulado pela Lei 8.213 (Lei de Cotas).
Na época, o Banco do Brasil defendeu que “não estaria obrigado a abrir concursos públicos sem necessidade e utilidade de contratação e exclusivamente pela interpretação isolada de um dispositivo”.
Entretanto, os argumentos do Banco do Brasil não foram aceitos.
Quer saber mais sobre as regras para PCD em concurso público? Clique aqui!
Tribunal de Contas destaca Caixa como exemplo positivo
O Tribunal de Contas destacou a Caixa Econômica Federal como um exemplo de sucesso, após ter ótimos resultados com a realização de um concurso específico para pessoas com deficiência, em 2021.
Ainda não se sabe se o Banco do Brasil vai acatar a recomendação do Tribunal de Contas da União.
Em 2023, o órgão realizou concurso para o provimento de 6 mil vagas para escriturário, sendo 5% delas para pessoas com deficiência.
O cargo exige o nível médio e oferta salários inicias de R$ 5.400,00, além de benefícios como auxílio-alimentação/refeição, cesta-alimentação, vale-transporte, auxílio-creche, auxílio para filhos com deficiência e previdência complementar, além de participação nos lucros e resultados (PLR).
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e redação.
As provas objetivas foram compostas de questões de múltipla escolha, sobre as disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática, atualidades do mercado financeiro, probabilidade e estatística, conhecimentos bancários, tecnologia da informação, entre outras.
- Confira: Curso Banco do Brasil – Escriturário – Agente Comercial
- Confira: Apostila Banco do Brasil – Escriturário – Agente de Tecnologia
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Edital aberto da Caixa com 4.050 vagas de nível médio e superior!
O edital da Caixa está aberto para o provimento de 4.050 vagas de nível médio e superior em diversas especialidades
As oportunidades são para todos os Estados do Brasil e oferecem salários de até R$ 14 mil. Os interessados em uma das vagas devem fazer as inscrições no site da banca, a Fundação Cesgranrio, até às 16h do dia 25 de março de 2024.
As provas serão aplicadas no dia 26 de maio de 2024, com duração de 5h.
Entenda todo o processo de seleção da Caixa Econômica Federal!