Pesquisar no blog

O que faz um Agente de Trânsito?

icone calendario 27 dez 2023

Olá concurseiro, temos uma pergunta! Você sabe o que faz um Agente de Trânsito? Quais são suas funções?

Muitas pessoas só enxergam o profissional de Agente de Trânsito como um aplicador de multas, porém seu trabalho vai muito além dessa função. Os Agentes de Trânsito são membros extremamente importantes na fiscalização de trânsito.

Afinal, o que faz um Agente de Trânsito?

O Agente de Trânsito é o profissional que fiscaliza o tráfego de veículos, afim de evitar acidentes e engarrafamentos nas vias das cidades. Além disso, são responsáveis por orientar os pedestres nas vias urbanas.

Os agentes mantem a ordem, emitem notificações, participam de ações educativas conscientizando os motoristas e pedestres. Eles são o elo entre o poder público e a sociedade nas mudanças efetivas do trânsito no nosso país.

As contratações dos agentes é para garantir que as pessoas respeitem as regras e regulamentos presentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Mas suas funções não param por aí, confira outras responsabilidades incumbidas ao cargo:

  • Fiscalizar e promover a retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade ou que possa gerar transtornos à sinalização viária, ou que venha obstruir ou interromper a livre circulação ou comprometer a segurança do trânsito;
  • Providenciar a sinalização de emergência e/ou medidas de reorientação do trânsito em casos de acidentes, alagamentos e modificações temporárias da circulação;
  • Fiscalizar e manter o controle operacional dos pontos regulamentares de táxi, moto-táxi e transporte coletivo;
  • Dar suporte em casos de acidentes ou na realização de eventos que necessitem de ordenamento;
  • Trabalhar em conjunto com o Departamento de Educação para o Trânsito, na realização de palestras e atividades educativas.

Como se tornar um Agente de Trânsito?

Os Agentes de Trânsito geralmente são vinculados a algum órgão público. Para ingressar nesta carreira é necessário prestar um concurso público ou participar de processos seletivos simplificados.

Dessa maneira, os requisitos necessários para posse do cargo são:

  • Ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos nº 70.391/72 e nº 70.436/72 e da Constituição Federal, artigo 12, parágrafo 1º;
  • Estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;
  • Ter na data da posse, idade igual ou superior a 18 anos;
  • Se o candidato for do sexo masculino, estar em dia com as obrigações do serviço militar;
  • Estar em dia com o CPF;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício do emprego público, comprovada em inspeção de saúde realizada em órgão médico;
  • Possuir diploma de graduação em curso de nível superior, em qualquer área, para o emprego público de Agente de Trânsito.

Geralmente as avaliações englobam disciplinas como: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades, Noções de Cidadania, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Civil, Noções de Direito Administrativo. Essas são algumas disciplinas que constam nos editais.

Estar preparando para concorrer uma das vagas é essencial para aprovação, afinal sabemos que o mundo dos concursos é sempre concorrido.

Dessa forma, uma dica valiosa é observar os editais de concursos anteriores para embasar seus estudos, é extremamente importante iniciar os estudos antes mesmo da abertura do edital, tendo assim mais tempo para se preparar.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais