Pesquisar no blog

Concurso Detran AM: Edital será publicado nos próximos dias!

icone calendario 10 dez 2021

Atenção, concurseiros! Um edital do concurso Detran AM deve ser publicado já nas próximas semanas, segundo informações do governo.

Essa informação foi passada pelo Governo do Amazonas na última sexta-feira, dia 03 de dezembro, durante uma coletiva de imprensa.

Outro motivo para que a expectativa de que o edital será lançado em breve é que o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores do Departamento de Trânsito foi atualizado. Dessa forma, mais um trâmite para a abertura do certame foi concluído.

Vale dizer, ainda, que este será o primeiro concurso público , por isso, saiba mais como deve ser o edital!

Concurso Detran AM: cargos que serão ofertados

A expectativa para o primeiro edital do concurso Detran do Amazonas é que sejam ofertadas 210 vagas para cargos de nível médio e superior.

No caso do nível médio, o cargo a ser ofertado é de Técnico de Trânsito, que apresenta três especialidades, sendo na área Administrativa, Informática, bem como em Vistoria de Veículos. A remuneração para essa carreira é, inicialmente, de R$ 2.300,00 por uma jornada de oito horas diárias.

Por fim, vale dizer que as principais atividades dos Técnicos se resumem a tarefas administrativas, operacionais e técnicas específicas dos serviços de trânsito.

O segundo cargo que deve ser ofertado, é o de Analista de Trânsito, que apresenta diversas áreas de atuação, como, por exemplo, Administração, Assistência Social, Medicina, Estatística e Pedagogia. Além disso, o órgão também pode contratar Contadores, Engenheiros com Especialização em Trânsito, Analistas Jurídicos, bem como Psicólogos com Especialização em Trânsito.

Ademais, o Detran disponibiliza vagas para os profissionais:

  • Analistas de Sistema de Informação;
  • Economistas;
  • Examinadores de Trânsito;
  • Arquitetos;
  • Arquivistas;
  • Agentes de Trânsito;
  • Designers;
  • Comunicadores Sociais; assim como
  • Peritos de Acidente de Trânsito.

Vale ressaltar que esses profissionais precisam apresentar diploma de formação superior nas respectivas áreas de atuação e que os salários iniciais para as carreiras serão de R$ 5.500,00.

Por último, as responsabilidades desses funcionários se resumem a realizar tarefas de planejamento, organização, direção, execução, supervisão, coordenação, consultoria ou assessoramento e controle de ações de promoção das políticas públicas de trânsito.

Concurso Detran ofertará 210 vagas!

Como dito anteriormente, o novo edital do concurso Detran do Amazonas pretende ofertar 210 vagas imediatas, sendo 60 para o nível médio e 150 para o nível superior. Mas, apesar de já termos a divisão de vagas, as especialidades que serão ofertadas para cada um dos cargos ainda não foram definidas.

Vale ressaltar, também, que a banca organizadora para o certame do Detran AM ainda não foi definida, mas a expectativa é de que seja a FGV (Fundação Getúlio Varga). Isso porque a organizadora já foi contratada para estar à frente de diversos outros editais do Estado do Amazonas .

É importante reafirmar, por fim, que o órgão nunca realizou concursos públicos anteriormente, portanto, os funcionários que atuam no Detran são, em sua maioria, celetistas, estagiários ou temporários.

Saiba mais sobre o Concurso Detran AM: Primeira seleção para efetivos está autorizada!
Acompanhe nossas

redes sociais