Pesquisar no blog

Concurso PMERJ: Novo edital para Soldados confirmado!

Iago Almeida

icone calendario 14 dez 2021

Boa notícia concurseiros! Assim como o esperado, um novo concurso PMERJ será publicado muito em breve. O governador do estado, Cláudio Castor confirmou um novo edital para Soldados. Os salários chegam a R$ 3.452,55.

Concurso PMERJ: quando sairá o edital?

É o que os concurseiros querem saber, mas ainda não há uma data concreta para publicação do edital do concurso da Polícia Militar Estadual do Rio de Janeiro .

Assim, o governador Cláudio Castro informou nesta segunda-feira (13) que um novo edital será publicado em 2022. Portanto, o anúncio foi feito durante a formatura de 400 Soldados. 

Lembrando que para Soldado é exigido o ensino médio completo e idade de 18 a 30 anos como requisitos básicos.

Mas, também é preciso ter altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens e que o candidato possua Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

Além disso, os aprovados receberão um salário inicial de R$ 3.452,55, sendo que o regime de contratação é o estatutário, ou seja, com estabilidade. 

Concurso em pauta desde 2019

O certame vem sendo aguardado desde 2019, quando esteve pela primeira vez em pauta pelo governo do Rio de Janeiro .

Na época, o então secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, informou que a intenção era abrir 2 mil vagas para o cargo por ano.

“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do Governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.

Entretanto, a única coisa que está travando um novo concurso é a chamada de todos os remanescentes no último concurso realizado em 2014.

Formatura de Soldados

Nesta segunda-feira (13) aconteceu a formatura de 400 Soldados que haviam ingressado no curso de formação no ano passado. 

Assim, a solenidade de formatura ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

Além disso, a cerimônia contou com a presença do governador Cláudio Castro e com o atual secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires. 

Concurso PMERJ 2014: próxima chamada ainda esse mês

O governador Cláudio Castro ainda afirmou que a próxima chamada de aprovados no concurso PMERJ realizado em 2014 será ainda nesse mês.

Assim, eles serão convocados no dia 23 de dezembro para as aulas no Centro de Formação de Praças. 

Ademais, vale destacar que no último dia 7, o governador autorizou que a Polícia Militar inicie o procedimento administrativo para chamada de 568 aprovados no último concurso para Soldados.

Sendo assim, a partir da formatura de mais 400 Soldados, o Centro de Formação terá espaço e capacidade para receber os novos convocados.

Além disso, as chamadas só serão possíveis devido ao Decreto nº 47.585, de 26 de abril deste ano, que estabeleceu pavimento máximo de 2.107 vagas em vários órgãos, sendo 700 para a PM.

Do total de vagas para a PM, 100 são para Oficiais, que exige nível superior, e 600 para Soldados, que exige nível médio.

 “O policial militar é patrimônio do Estado do Rio de Janeiro. Investir na sua formação, na infraestrutura da corporação e em melhores condições de trabalho é obrigação do governo. Parabéns aos formandos pela conquista depois do trabalho árduo na Academia e bom trabalho na defesa da sociedade fluminense”, disse o governador.

Agora, com a formatura desta segunda-feira, o CFAP atingiu a marca de quase 1.500 novos policiais formados em 2021. O coronel Luiz Henrique Marinho Pires comemorou.

“Eles ingressaram em uma legião de 45 mil homens e mulheres que se ocupam a servir e proteger a sociedade, garantindo o direito de ir e vir das pessoas com destemor, competência e dignidade”, encerrou o coronel.

Saiba mais sobre o Concurso PMERJ Soldado: FGV publica a convocação para prova objetiva!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais