Concurso Detran AM: Primeira seleção está autorizada | Nova Concursos

Concurso Detran AM: Primeira seleção para efetivos está autorizada!

O concurso Detran AM - Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas, pode sair em breve! Isso porque a seleção está autorizada pelo governador Wilson Lima, no durante o lançamento do programa Amazonas Mais Seguro. Ao todo, o governador autorizou 2.525 vagas, que serão distribuídas entre os órgãos de segurança do Estado do Amazonas e ...

Status do concurso: Previsto

O concurso Detran AM – Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas, pode sair em breve! Isso porque a seleção está autorizada pelo governador Wilson Lima, no durante o lançamento do programa Amazonas Mais Seguro.

Ao todo, o governador autorizou 2.525 vagas, que serão distribuídas entre os órgãos de segurança do Estado do Amazonas e o Detran.

Concurso Detran AM: situação atual

A realização de um novo concurso Detran AM, está cada vez mais próxima de acontecer. Isso porque o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a abertura do concurso Detran AM. Esta será a primeira vez que o Departamento Estadual de Trânsito realiza uma seleção para efetivos.

O anúncio do governo ocorreu na última quinta-feira, 8, durante o lançamento do programa ‘Amazonas Mais Seguro’. Segundo Wilson Lima, serão 2.525 vagas distribuídas entre forças de Segurança e o Detran.  

Ele ainda destacou que há uma década não é realizado nenhum concurso para ampliação do número de profissionais de carreira. De acordo com Lima, na próxima semana irá instituir oficialmente as comissões que cuidarão desse processo.

“Nós estamos anunciando aqui um concurso público com 2.525 vagas. Há mais de dez anos que não havia concurso para as forças de Segurança no estado do Amazonas. E semana que vem a gente vai instituir as comissões e anunciar as vagas que cada força vai ofertar”, disse.

A partir de segunda-feira, 12 de julho, o governo do Amazonas também deve informar o número de vagas por corporação.

O Estado do Amazonas nunca realizou um concurso Detran AM para efetivos. O quadro de pessoal é composto por celetistas, temporários e estagiários. O Ministério Público (MP AM) chegou a solicitar a publicação de um edital em 2017.

Ação do MP

Conforme o MP AM, o órgão que possui 320 servidores celetistas, com salários que variam entre R$ 1 mil e R$ 23,3 mil, nunca realizou concurso, segundo informações contidas no inquérito civil.

Para o MP, a realização de concurso público torna a contratação de servidores mais transparente. “À parte qualquer digressão de âmbito conceitual, as diferentes formas de emanação do Direito são uníssonas e taxativas quanto à necessidade e aos benefícios decorrentes da realização de concurso público para a seleção de pessoal, na medida em que tal preceito contribui, consideravelmente, com a verificação dos vetores gerais e constitucionalmente expressos de: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, diz a ação.

Sobre o Detran AM

Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas – Instituição:

Missão

Planejar, coordenar, fiscalizar e executar a Política Estadual de Trânsito com vistas, primeiramente, à preservação da vida e garantia de um trânsito seguro; bem como, promover a prestação de serviços de excelência à população do Estado do Amazonas.

Valores

Busca de excelência, trabalho em equipe, transparência, austeridade, humanização e altruísmo, responsabilidade socioambiental, e compromisso com a vida.

Visão

Tornar-se modelo de instituição do Sistema Nacional de Trânsito, notadamente em relação aos serviços de excelência ofertados à população e aos seus usuários, implementando uma política austera de fiscalização que promova um trânsito seguro em todo Estado do Amazonas.

Histórico de Notícias

21/07/2021

Concurso Detran AM: 210 vagas confirmadas para níveis médio e superior!

Os preparativos para o concurso Detran AM foram iniciados. Um edital será lançado com 210 vagas para cargos de níveis médio e superior. Confira detalhes!

Continuar lendo
13/07/2021

Concurso Detran AM: É autorizado e terá oferta de vagas efetivas!

O concurso Detran AM foi autorizado pelo governo do Amazonas, e terá oferta de vagas efetivas. Confira mais informações sobre o concurso público.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais