Raciocínio Lógico para Concurso

A preparação para um concurso não é algo fácil, requer muita dedicação e disciplina para focar nos estudos e assim conseguir assimilar os assuntos para que o candidato esteja bem preparado para fazer a prova.

Em muitos casos, o candidato foca muito nos conhecimentos específicos do concurso e deixa de lado certos assuntos que são muito importantes como raciocínio lógico, que é presença garantida na maioria dos concursos.

É um dos pontos que muitas pessoas “derrapam”, ocorrendo uma grande dificuldade, mas como tudo na vida requer preparo e quando se trata de raciocínio lógico, isso não seria diferente.

Então chegou a hora de entender um pouco de como isso funciona. Por isso, resolvemos elaborar um conteúdo exclusivo sobre o assunto para que possa ajudar muitos estudantes sobre o assunto em questão. Vamos lá.

O que é

Também conhecido como “teste de lógica”, que tem como objetivo, avaliar a habilidade do candidato em pensar de forma lógica. Funciona através de premissas, argumentos, afirmações e declarações para definir se alguma coisa é verdadeira ou falsa dentro de determinado contexto apresentado.

É um verdadeiro exercício mental sobre a lógica das coisas, como foi pensada determinada pergunta e como é a forma correta de achar a resposta. É algo de muita exigência e deixa muita gente preocupada quanto solucionar os tais problemas.

O tal teste de lógica está presente não só em concursos, mas também em programas de estágio e trainee, se tornou algo certo como um dos métodos de avaliação para conseguir uma vaga em qualquer um destes processos e ficando cada vez mais popular.

Como funciona

Vai depender de muita coisa, para começar, depende da vaga. Uma prova para um alto cargo será diferente de uma prova para trainee. Isso vale para o concurso, depende para que área seja.

Uma coisa é certa, quanto mais concorrido o concurso, mais difíceis são as perguntas, os níveis de dificuldade aumentam e aí diminui as chances de acertar todas as perguntas. Isso quer dizer que requer ainda mais preparo.

Outro ponto, não adianta achar que provas passadas ajudarão e as perguntas da próxima prova será similar. Perguntas de raciocínio lógico mudam a todo momento, justamente para deixar mais dinâmico e claro, mais difícil.

A Nota

É bom entender como funciona na maioria dos testes de lógicas mais aplicados por aí. Tem um tempo limite, por exemplo, têm uns que tem um determinado tempo para cada questão e outros é o tempo para toda a prova, que é o mais comum.

Outro ponto é a dificuldade, em muitos casos costumam começar com perguntas mais fáceis e depois aumentar o nível.

São pontos importantes para entender como funciona geralmente uma prova de lógica e assim conseguir tirar uma boa nota. Que é o intuito de todos, principalmente para algo que tem um certo gral de dificuldade alto.

No período de estudos, vale se adaptar ao tempo sugerido para cada questão e perceber o desempenho. Mas atenção, no início haverá certa dificuldade e não tem problema algum com isso.

Pratique

Como tudo, toda prática leva a perfeição ou algo próximo a isso. Então é sempre bom lembrar como são as estruturas de raciocínio logico como: interferências, deduções, equivalências, negações e também analogias, que são as mais comuns.

As mais utilizadas são as de raciocínio dedutivo e raciocino indutivo.

O que significa dedutivos e interferências?

É algo como partir do geral até chegar no particular, fazendo isso através de premissas. É avaliar se uma regra geral vai se aplicar em algo específico.

Como por exemplo: Todo e qualquer metal é dilatado pelo calor. Isso é algo comprovado. Mas e a prata? Dilata pelo calor?

Sim, dilata.

Agora a outra pergunta que se deve fazer em uma situação assim é: “Como chegar a essa conclusão?”

A prata é um metal, logo, se todos os metais são dilatados pelo calor, portanto a prata será também dilatada pelo calor. É o exemplo e ter a premissa e se basear nela para chegar a resposta.

Deve-se sempre estar atento com pegadinhas. Com coisas que parecem ser verdadeiras, mas na verdade não são.

Raciocínio indutivo

Segue o caminho inverso, parte de uma proposição específica para depois generalizar e aplicar no todo.

É como quando temos a suposição de que algum fato se repete várias vezes e isso é considerado uma regra geral e irá se repetir de novo.

Como quando alguém diz que: “só tem carro preto”, ela imaginou que todos os carros fossem pretos, a partir do ponto que ela estava observando.

Acompanhar

É muito importante lembrar disso, na hora de estudar e praticar, deve ter muita atenção em como se resolveu determinado problema.

É aí que começa a entender como foi o raciocínio para chegar na resposta correta, é aprender o caminho mental que está na conclusão, entender o raciocínio lógico. Quanto mais entender isso, melhor e mais rápido ficará para resolver os problemas.

E o tempo tem que ser aliado na hora de fazer raciocínio logico para concurso, quanto mais treinar e acompanhar a forma de pensar, melhor.

Concentração

É importante escolher um local tranquilo e silencioso para estudar, o ambiente é fundamental para o sucesso dos estudos. Para um teste de logica, o foco exigido é de certa de uma hora, uma hora e meia, então deve já estar acostumado a ter concentração, conforto e sem nenhuma distração.

Treinar o cérebro a ficar imerso ao assunto é uma dica muito importante para o dia da prova e faz ganhar tempo, como falamos o tempo deve ser aliado para o raciocínio logico para concurso, em 30 segundos deve-se compreender bem a questão e quais são as possíveis formas de responder.

Para chegar nesse nível de excelência o cérebro precisa estar acostumado, treinado a todas estas etapas. Então é muito importante adequar o tempo de estudo dessa forma, para que consiga ter o maior grau de sucesso possível na hora da prova.

É como estivesse simulando de forma mais próxima possível ao ambiente da prova e todo o ambiente ao redor para favorecer o candidato.

O conteúdo está se encerrando, esperamos que ele tenha um efeito de muito aprendizado para que consiga influenciar positivamente na hora da prova. É importante se atentar a todos os pontos que colocamos aqui, escolhemos os principais para que facilite todo o processo.

Indicamos sempre priorizar os estudos para que o sucesso aconteça, o momento é abrir mão de parte do lazer e focar nas matérias para que seja possível alcançar o objetivo é que aprovação no concurso.

É importante focar uma boa parcela diária de horas para os estudos, além do raciocínio logico, também têm outros assuntos e disciplinas que precisam de dedicação e atenção. Então todo o tempo disponível para isto será um grande aliado para o resultado.

Seguindo tudo isso o sucesso é garantido. Vale lembrar que os sacrifícios são temporários.

Chegamos ao final do texto e esperamos ter lhe ajudado, nós da Nova queremos que tire de letra o raciocínio lógico. Agradecemos toda atenção e tempo destinado ao nosso conteúdo. Em breve teremos mais textos de grande valia para você.

Até a próxima.

Acompanhe nossas

redes sociais