Pesquisar no blog

Concurso INSS: Com deficit de peritos, órgão inicia teleperícia para reduzir fila!

icone calendario 04 nov 2020

Mediante a falta de concurso INSS (Instituo Nacional do Seguro Social) e com deficit de peritos, órgão inicia teleperícia para reduzir fila por auxílio-doença.

Teleperícia no INSS

No dia 03 de novembro, começou a ser implementado o projeto-piloto de perícia médica à distância no INSS. A teleperícia tem como objetivo diminuir a fila com 750.000 segurados que esperam o atendimento para receber o benefício do auxílio-doença da Previdência Social.

Atualmente, a autarquia atua com apenas 3.523 peritos médicos, número que não tem dado conta da demanda nos últimos meses.

Apesar de não divulgar número oficiais, é estimado que a Subsecretaria de Perícia Médica Federal atua com apenas 2.500 peritos no momento, porque uma parte considerável deles está no grupo de risco da Covid-19.

Ainda que a teleperícia permita a participação desses nos atendimentos à distância, vale ressaltar que a reposição desses profissionais não acontece desde o último concurso INSS para a carreira, realizado no ano de 2011.

Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social tem 1,5 milhão de benefícios atrasados na fila, conforme os dados de setembro. Mas esse número varia constantemente, com chegada de novos pedidos, e outros que saem.

Isso somado à perda de 40% do quadro efetivo nos últimos anos faz com que alguns beneficiários tenham que esperar, em alguns casos, até meses para receber um benefício. Sendo que o prazo legal é de 45 dias.

Nova-INSS

Um em cada quatro servidores poderá se aposentar até o ano de 2022

Segundo informações do diretor Moacir Lopes, muitas das pessoas que saíram do INSS até poderiam ter trabalhado mais tempo. Mas, de acordo com o sindicalista, saíram em função da política adotada pelo governo, que não motivou a permanência desses servidores.

Lopes também destaca, até o ano de 2022, um em cada quatro profissionais do INSS poderá se aposentar, aumentando ainda mais o deficit no quadro de servidores.

Além da demora para o atendimento à população, é apontado pelo sindicalista outro desafio interno, a sobrecarga dos trabalhadores. Fora isso, existe ainda a questão tecnológica e de infraestrutura. Conforme relatos de Moacir Lopes, o INSS trabalha com um sistema muito atrasado e precário.

“90% de serviços digitalizados, acumulando numa fila. Mas como fazer isso sem funcionários? O Meu INSS não responde plenamente às dúvidas do segurado”, informou o diretor Lopes.

Mas para o diretor da Fenasps, a possibilidade de o edital de abertura ser divulgado é real. Moacir Lopes lembra que o cenário político é algo incerto, mas acredita que a pressão popular pode, sim, ser um fator significativo nessa luta pela realização do novo concurso INSS.

“Se não puder sair agora, sai no meio do prazo. E quem não estiver se preparando, não vai passar. Porque aumentou muito a concorrência nos concursos, por conta da demanda de trabalho. Única coisa que tenho a dizer é que tenham esperança, que estejam preparados e que lutem por isso”.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais