Pesquisar no blog

INSS não vai aderir ao edital Unificado. Confira a fala do presidente!

icone calendario 19 mar 2024

Atenção! Em entrevista à Anasps TV, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, revelou que o INSS não vai aderir ao edital Unificado em virtude da complexidade das carreiras do INSS.

O presidente foi questionado em razão da última coletiva de imprensa, onde foi mencionado que até março novos órgãos poderão escolher participar da segunda edição do edital Unificado.

Durante a conversa, Alessandro Stefanutto, também comentou sobre a expectativa de nomeação dos aprovados no último concurso INSS. Fique conosco nessa matéria e confira a fala do presidente!

INSS não vai aderir ao edital Unificado?

Ao ser questionado sobre a participação do INSS na próxima edição do concurso Nacional Unificado, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, comentou sobre a complexidade das carreiras da autarquia.

“No que diz respeito ao concurso unificado, eu penso que o servidor do INSS, seja o técnico e o analista, traz uma particularidade muito grande. Eles são, na Esplanada, e na verdade, em todo Brasil, a única carreira do Executivo que realmente concede direitos diretamente à população. Assim, não me parece apropriado termos um concurso geral para essa carreira. Quando foi colocado no ano passado, eu refutei, não porque a ideia é ruim – já que ela é excelente – mas porque a carreira do INSS tem muitas particularidades e, por isso, acredito que devemos ter concursos a parte”, disse.

O concurso Unificado, também chamado de “Enem dos Concursos” é uma proposta do governo para preencher todas as vagas autorizadas do Poder Executivo, por meio de um único concurso, dividido por blocos temáticos, de acordo com o perfil profissional e com aplicação de provas, simultaneamente, em diversas cidades do país.

A primeira edição registrou 2,1 inscrições e terá aplicação de provas no dia 05 de maio de 2024.

Agora, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos iniciou o planejamento de uma segunda edição do concurso Unificado.

Em portaria publicada no Diário Oficial da União, desta sexta-feira, 8 de março, o MGI designou uma servidora em caráter temporário para acompanhar a implementação do CPNU e auxiliar no planejamento das futuras edições.

Entenda: MGI dá início as preparações da segunda edição do concurso Unificado!

Presidente do INSS planeja convocar todos os excedentes do último concurso!

Ainda durante a conversa, o presidente Alessandro Stefanutto, demonstrou interesse em convocar todos os aprovados do último concurso INSS.

“O INSS tem um concurso em andamento que vence em maio e o meu pedido é prorrogar. Né, determinação já com, obviamente, acertada com o ministro Carlos Lupi. Nós vamos prorrogar (o prazo de validade) porque quero aproveitar esse concurso e aproveitar todos os candidatos, todos que ficaram remanescentes, que tem condições jurídicas de virem a ser dos nossos quadros. Eu vou lutar até o fim para que sejam aproveitados.”

O prazo de validade foi prorrogado e permanecerá vigente até 4 de maio de 2025. A prorrogação favorece a chamada dos excedentes que foram aprovados em cadastro reserva e aguardam a convocação do INSS. 

A lista conta com cerca de 1.800 aprovados em cadastro reserva. Enquanto o concurso estiver válido, o órgão poderá utilizá-la para convocar novos servidores. 

Conheça os concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Órgão reforça pedido de autorização de edital para Perito!

Na última sexta-feira, 8 de março, foi publicada novamente no Diário Oficial da União, a portaria conjunta do Ministério da Previdência Social e INSS, que torna público o parecer técnico de perícia conectada.

O documento confirma o novo pedido de autorização ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, para o provimento de 1.574 vagas de Perito Médico.

Segundo informações do ministro Carlos Lupi, as oportunidades serão destinadas para cidades longes das capitais, tendo como intuito diminuir o déficit de pessoal.

Inclusive, haverá uma trava para transferências de, no mínimo, dez anos. Tal medida será adotada como forma de fazer o profissional ficar estabelecido na localidade escolhida, visto que muitos prestam concurso com a intenção de tomar posse em cidades menores, mas pedem transferência para a capital.

A carreira de Perito Médico é vinculada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal e exige nível superior em Medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina para ingresso.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais