O concurso Petrobras, que ofertará quase 500 vagas para cargos de níveis médio/técnico, teve sua banca organizadora definida. O edital deve sair ainda neste ano; veja!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Índice
Quando sai o edital do concurso Petrobras?
Ao que tudo indica, em breve e ainda em 2023. Isso porque os trâmites para publicação do edital do concurso da Petrobras estão avançando.
Por exemplo, nesta semana foi confirmado que o edital será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Assim, a informação esteve confirmada pela Assessoria de Imprensa da estatal nesta segunda-feira, 6 de outubro. O próximo passo é a assinatura de contrato entre as partes.
Ademais, a expectativa é para que o edital seja publicado ainda este ano, considerando o prazo para que isso aconteça, que vai até dezembro.
Vale destacar que, recentemente, se homologou um concurso da Petrobras, com 1.119 vagas, sendo 373 vagas imediatas e 746 destinadas a formação de um cadastro reserva.
Qual será a oferta de vagas do concurso Petrobras?
Mesmo ainda sem ter confirmado quais os cargos serão contemplados no concurso, a Petrobras adiantou que serão 458 vagas para o nível médio/técnico.
Além disso, desse total, 40% estarão reservadas para cotas, sendo 20% para pessoas com deficiência (PcDs) e 20% para as pessoas negras.
“A diversidade ganha cada vez mais espaço na nossa empresa e as cotas do novo concurso que abriremos é prova disso. É um valor com o qual nos comprometemos porque enxergamos que vivências plurais são motores para consolidarmos a Petrobras como um ambiente inclusivo e que abraça as diferenças como uma oportunidade de crescimento”, afirmou a diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti.
Os salários também não estão confirmados, entretanto, no edital divulgado em fevereiro deste ano, os ganhos chegaram a R$5.563,90. Ainda tinha os benefícios:
- previdência complementar (opcional);
- plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia);
- benefícios educacionais para dependentes, entre outros.
- chance de prorrogação da licença maternidade por mais 60 dias além do que estabelece a legislação (120 dias), totalizando até 180 dias.
- salas de apoio à amamentação em diversas unidades
- redução da jornada de trabalho para lactantes em até 2 horas por dia durante o primeiro ano de vida da criança.
Como foi o último concurso Petrobras?
Como dito acima, o concurso 2022/2023 teve a oferta de 1.119 vagas em vários cargos, com ganhos de até R$5.563,90.
Ao todo, registrou-se 115.291 candidatos inscritos. A área com maior procura foi a ênfase: 7 Operação, com um total de 19.980 inscritos, ou seja, 175.26 candidatos por vaga.
Lembrando que o processo seletivo também contou com a organização do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).
Como foram as provas?
Assim, a prova teve composição de 100 questões, sendo 40 de conhecimentos básicos e 60 de conhecimentos específicos.
Esta, então, foi uma etapa única de avaliação. Entre as disciplinas cobradas no conhecimento básico, estão: Língua Portuguesa e Matemática.
Requisitos básicos
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino;
- Ter, na data de admissão ou readmissão, idade mínima de 18 anos completos;
- Não ter 75 anos de idade ou mais, desde que tenha cumprido o tempo mínimo de contribuição estabelecido para fins de aposentadoria;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da ênfase, comprovada por meio de exames específicos;
- Não receber proventos de aposentadoria ou remuneração oriundos de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis previstos na Constituição Federal.