A comissão organizadora do concurso PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para o cargo de Soldado, trabalha na elaboração do primeiro edital, que deve ser divulgado até o mês de abril.
Publicação do edital do concurso PM SP
Os interessados que aguardam o primeiro edital do concurso PM SP para o cargo de Soldado, deverá ter boas notícias nos próximos dias. O documento do certame com todas as regras pode ser publicado ainda no mês de março, caso os trâmites de contratação da banca organizadora sejam concluídos com agilidade.
A informação foi passada pelo capitão da Polícia Militar de São Paulo, O’Brien Pineda Teixeira, que faz parte da comissão organizadora na área de coordenação técnica.
Entre no nosso grupo de preparação para as próximas oportunidades de concursos públicos 2026/2027.
A PM SP trabalha nos ajustes finais do contrato com a Fundação Vunesp, que já foi anunciada que será mais uma vez a banca organizadora do concurso.
Foi explicado pelo capitão da Polícia Militar, que os trâmites pendentes dependem de alguns outros setores e condições, entre elas financeiras, para formalizar a escolha. A Fundação Vunesp, já tem uma vasta tradição e costuma organizar anualmente os certames da corporação, o que pode agilizar todo o processo de documentação.
A comissão organizadora trabalha com o prazo máximo de publicação do edital até o mês de abril, uma vez que tem outro documento previsto para este ano de 2020. Entretanto, não está descartada a possibilidade do edital ser divulgado ainda em março.
A Fundação Vunesp, foi anunciada como banca organizadora no mês de fevereiro, através de dispensa de licitação. A expectativa é que a empresa também seja a responsável pelas próximas seleções, já autorizadas.
Vagas ofertadas no concurso PM SP
O primeiro edital do concurso PM SP 2020, terá uma grande oferta de vagas. Por mais um ano, foram autorizadas 5.400 vagas para o cargo de Soldado 2ª Classe. O aval foi confirmado no mês de janeiro e contempla, também, outras carreiras, totalizando 5.605 vagas:
- 41 vagas para 2º tenente médico PM;
- 130 vagas para aluno oficial PM;
- 5.400 vagas para soldado PM 2ª classe;
- 26 vagas para 2º tenente dentista PM;
- 2 vagas para 2º tenente veterinário PM;
- 6 vagas para 2º tenente farmacêutico PM.
As vagas para a carreira de Soldado foram divididas em dois editais, sendo cada um com 2.700 vagas. O segundo documento ainda terá a data de publicação confirmada. A expectativa é para que o próximo edital tenha a mesma estrutura dos anteriores, tendo em vista que o mesmo cargo e banca organizadora.
Para pleitear a uma vaga, será preciso o interessado ter:
- Nível médio completo;
- Carteira Nacional de Habilitação entre as categorias B e E;
- Idade entre 17 anos e 30 anos;
- Altura mínima de 1,55m para mulheres e de 1,60 para homens.
A avaliação dos candidatos será por meio de uma prova escrita, composta por questões objetivas e redação, além dos eventos complementares, sendo eles:
- Exames de aptidão física, psicológico e de saúde;
- Avaliação de conduta social;
- Análise de documentos.
Por último ainda ocorrerá o curso de formação para a preparação dos novos soldados, a contratação da PM SP será pelo regime estatutário. Os aprovados irão receber ganhos de R$ 3.164,58 e, após o estágio probatório, na graduação de Soldado 1ª Classe, passará a ser de R$ 3.497,00.