Pesquisar no blog

Dicas de Português #2: Redundância!

icone calendario 29 jan 2021

Você certamente já ouviu alguém falar, ou pode até mesmo ter falado expressões como “descer para baixo”, “novidade inédita” e “repetir de novo”, não é mesmo?

Você sabia que isso se trata de um vício de linguagem, conhecido como Pleonasmo Vicioso? No nosso Dicas de Português de hoje, vamos ver o que acontece quando ouvimos ou falamos assim.

A Redundância, como é popularmente conhecida, é um erro grave cometido frequentemente em redações nos concursos públicos e vestibulares. Esses erros são nada mais, nada menos do que dizer a mesma coisa duas vezes ou mais, na mesma sentença.

» Prepare-se com o Curso Online Redação ENEM 2018 «

Outros exemplos são: “planejar antecipadamente”, “exportar para fora”, “protagonista principal”, “conviver junto” ou até mesmo “metades iguais”.

Veja abaixo algumas expressões utilizadas erroneamente:

redundancia

O Pleonasmo vicioso como já explicado anteriormente condiz com o emprego de palavras desnecessárias aos sentidos da expressão. Conheça mais alguns exemplos:

– Descer para baixo;
– Sair para fora;
– Novidade inédita;
– Repetir de novo.

Porém, em alguns casos, há a chamada liberdade poética, que permite a utilização da figura de linguagem Pleonasmo. Neste caso é válida somente quando o termo utilizado tem por finalidade reforçar, dar expressividade a oração, como acontece em poesias, livros e crônicas. Confira alguns exemplos:

“E rir meu riso.” (Vinícius de Moraes)

“Era véspera de natal, as horas passavam, ele devia de querer estar ao lado de iá-Dijina, em sua casa deles dois, […].” (Guimarães Rosa)

“Morrerás morte vil na mão de um forte.” (Gonçalves Dias)

“Chovia uma triste chuva de resignação.” (Manuel bandeira)

» Prepare-se com o Curso Online Gramática com Humor «

Confira o Dicas de Português #1!

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais