Uma excelente notícia para quem deseja ingressar em um cargo público por meio dos Concursos Federais!
Nesta quarta-feira, dia 21 de maio de 2025, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que reestrutura carreiras e reajusta os vencimentos dos servidores do Poder Executivo Federal dos Concursos Federais!
Com essa aprovação, o projeto segue para votação no Senado Federal! Ficou interessado(a)? Continue comigo e confira mais detalhes!
Principais mudanças no projeto dos concursos federais
O projeto dos concursos federais, enviado pelo Governo Federal em abril de 2025, prosseguiu em regime de urgência constitucional e contempla importantes alterações, tais como:
- Criação de novas carreiras no Governo Federal, incluindo:
- Desenvolvimento Socioeconômico;
- Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa;
- Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários;
- Reajuste salarial para servidores e empregados públicos da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal;
- Reajuste nos cargos em comissão, funções de confiança e gratificações dos servidores federais;
- Transformação de cargos efetivos vagos em outros cargos efetivos, cargos em comissão e funções de confiança.
De acordo com o governo, a criação de novas carreiras e a transformação de cargos não irão gerar impacto no Orçamento Federal, pois dependem de regulamentação específica por carreira ou órgão, através de decreto.
Reajustes e acordos de carreira nos concursos federais!
A reestruturação de carreiras e os reajustes salariais envolvem 38 acordos que o Governo Federal fechou com diversas categorias em 2024. Segundo o projeto, os servidores federais terão os salários reajustados em duas etapas, com a última prevista para 1º de abril de 2026.
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Um dos impactos mais aguardados dessa reestruturação é que as novas carreiras de Desenvolvimento Socioeconômico e de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa estarão inseridas no Concurso Nacional Unificado (CNU). Este certame, um dos mais importantes Concursos Federais dos últimos anos, visa atender à crescente demanda por profissionais qualificados para as novas áreas!
INSS adere ao Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025
Uma das grandes novidades para o CNU 2025 é a adesão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao certame. O INSS anunciou, no dia 20 de maio de 2025, que irá oferecer 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social. Este cargo exige nível superior, com especialidades previstas em:
- Serviço Social
- Psicologia
- Terapia Ocupacional
- Fisioterapia.
Com essa adesão, o número de órgãos participantes no CNU aumentou de 35 para 36, e o total de vagas ofertadas subiu de 3.352 para 3.652.
Cronograma do CNU
- Contratação da banca organizadora: maio/junho de 2025
- Publicação do edital: julho de 2025
- Abertura das inscrições: julho de 2025
- Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
- Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025
- Divulgação dos resultados: fevereiro de 2026
O edital está previsto para julho de 2025!