O Concurso PC SC foi oficialmente autorizado pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, com a previsão de 300 vagas para reforçar o efetivo da Polícia Civil de Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo delegado-geral da PC SC, Ulisses Gabriel.
Segundo o anúncio, a publicação do edital está prevista ainda para 2025 e contemplará os cargos de Agente e Escrivão da Polícia Civil de Santa Catarina. Com a autorização, o próximo passo será a definição da banca organizadora.
Ambos os cargos possuem exigência de nível superior! Ficou interessado(a)? Continue comigo e confira todos os detalhes!
Índice
Edital do concurso PC SC foi autorizado!
Na terça-feira, 15 de julho, o governador Jorginho Mello autorizou a realização de um novo concurso PC SC). A seleção contará com 300 vagas, que serão destinadas aos cargos de Agente e Escrivão.
A informação sobre a autorização foi confirmada pelo delegado-geral da PC SC, Ulisses Gabriel, que destacou a urgência na condução do processo. Segundo ele, o concurso será realizado em “velocidade máxima”, com o objetivo de que os novos policiais sejam nomeados e iniciem o curso de formação ainda a tempo de começarem as atividades em 2026.

Ainda não foi divulgada oficialmente a distribuição das vagas por cargo. Esses detalhes deverão ser confirmados por meio de uma portaria autorizativa, caso o aval seja publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina!
Inicialmente, o governador Jorginho Mello havia anunciado que o concurso teria 500 vagas. No entanto, a autorização oficial confirmada mais recentemente prevê 300 vagas, indicando que houve redução na oferta inicialmente prevista.
Banca organizadora do concurso PC SC
Segundo o delegado-geral, a escolha da banca será feita com critérios rigorosos de qualidade, priorizando a transparência e a credibilidade do concurso PC SC. Ou seja, a empresa selecionada deverá ter histórico confiável na organização de concursos, garantindo um processo seguro, justo e imparcial.
“Nosso objetivo é a contratação de banca de nível classe A. Não temos objetivo de fazer aventuras. A gente não brinca com algo que é muito sério, porque quando se fala em um concurso público, é a vida da pessoa que está diretamente envolvida naquilo, são anos de estudo.”
Salário do concurso PC SC
Atualmente, o salário inicial para o cargo de Agente de Polícia é de cerca de R$ 6 mil, enquanto para o cargo de Escrivão de Polícia é de aproximadamente R$ 8 mil. No entanto, como as duas carreiras passarão por um processo de unificação, o valor exato da remuneração inicial só será confirmado com a publicação do edital!
Apesar disso, sabe-se que a remuneração sofrerá reajuste progressivo nos próximos anos, garantindo aumentos salariais ao longo do tempo para os servidores da Polícia Civil de Santa Catarina!
Concurso PC SC contará com carreiras unificadas!
Embora o novo concurso PC SC tenha sido autorizado para os cargos de Agente e Escrivão, a expectativa é que a corporação conclua em breve o processo de unificação dessas carreiras. Com isso, as nomeações já deverão ocorrer sob a nova nomenclatura: Oficial Investigador de Polícia.
Essa informação foi confirmada pelo delegado-geral Ulisses Gabriel, durante participação no Podcast Prodez Concursos. Na entrevista, ele também comentou sobre a escolha da banca organizadora e outros aspectos relacionados à seleção.
A unificação dos cargos segue o que determina a Lei Geral das Polícias Civis, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa legislação redefine a estrutura das Polícias Civis em todo o país, estabelecendo novas diretrizes e padronização dos cargos efetivos.
Segundo a lei federal, cada Polícia Civil estadual deve contar com três cargos efetivos, todos com exigência de nível superior:
- Delegado de Polícia: bacharel em Direito com, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial;
- Oficial Investigador de Polícia: responsável pelas investigações sob a direção do delegado, com nível superior em qualquer área;
- Perito Oficial Criminal: responsável pelas perícias, com graduação compatível com a área de atuação.
Ainda de acordo com a nova legislação, os Estados devem ajustar suas leis locais para oficializar a nova estrutura. Ou seja, a Polícia Civil de Santa Catarina precisará concluir esse processo de adequação jurídica para que a unificação entre Agente e Escrivão seja plenamente válida e oficial!
Fique atento ao nosso guia completo do concurso PC SC, que está sendo atualizado com todas as informações mais recentes após a autorização do edital. Lá, você encontra os detalhes sobre as 300 vagas autorizadas, a expectativa de unificação dos cargos, informações sobre a escolha da banca organizadora e muito mais!