O concurso Alego Policial Legislativo 2025 está cada vez mais próximo de ser publicado. A Fundação Getulio Vargas (FGV) já foi oficialmente contratada como banca organizadora, e a divulgação do edital é iminente!
Entre os cargos previstos para diferentes áreas de atuação, também haverá oportunidades para o cargo de Policial Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que exige apenas o nível médio completo.
Das 101 vagas imediatas que serão ofertadas, 40 serão destinadas ao cargo de Policial Legistativo. Continue comigo e confira todos os detalhes sobre a seleção do concurso Alego Policial Legislativo!
Índice
Quanto ganha um Policial Legistativo da Alego?
A remuneração inicial para o cargo de Policial Legislativo, de nível médio, é de R$ 7.067,54 para jornada de trabalho de seis horas diárias.
Prepare-se
Esse valor, porém, pode ser acrescido de gratificação adicional de aperfeiçoamento profissional, sendo 25% para pós-graduação, 30% para mestrado e 35% para doutorado!
O que é preciso para ser Policial Legisativo da Alego?
Para se tornar um Policial Legislativo da Alego, é necessários cumprir os seguintes pré-requisitos:
- Formação de nível médio;
- Aprovação no concurso público;
- Aprovação nas provas de aptidão física e mental, mediante testes físicos, exames médicos e psicológicos, na forma prevista em edital, ambas de caráter eliminatório.
O que devo estudar para o concurso Alego Policial Legislativo?
O candidato interessado em participar do concurso Alego Policial Legislativo precisa se preparar para disciplinas fundamentais que costumam compor a prova. Entre elas, destacam-se:
- Língua Portuguesa, que avalia a compreensão de textos, gramática, ortografia e interpretação;
- Noções de Informática, com foco em sistemas operacionais, pacotes de escritório e segurança da informação;
- Legislação Administrativa, que aborda temas como ética no serviço público, deveres e responsabilidades dos servidores e normas da administração pública.
Essas matérias são essenciais para obter um bom desempenho na prova e garantir uma das vagas disponíveis no concurso Alego Policial Legislativo!
O que faz um Policial Legislativo da Alego?
O Policial Legislativo da Alego é o servidor responsável por garantir a segurança, a ordem e o bom funcionamento das atividades dentro da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Entre suas principais atribuições estão:
- Executar trabalhos relacionados aos serviços de polícia e à manutenção da ordem nas dependências da Assembleia Legislativa;
- Realizar o policiamento e a segurança interna de todas as áreas da Casa;
- Identificar e revistar as pessoas que ingressam no prédio, conforme instruções superiores;
- Desenvolver ações investigativas que auxiliem no exercício da função de polícia judiciária e na apuração de infrações penais, dentro da sua competência;
- Executar diligências e serviços cartorários em apoio às atividades das comissões permanentes e temporárias da Alego, inclusive das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).
O concurso Alego Policial Legislativo tem TAF?
Sim! De acordo com as etapas do último concurso Alego Policial Legislativo, o cargo contou com Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório e classificatório, aplicado exclusivamente para os candidatos ao cargo de Policial Legislativo.
Qual a banca do concurso Alego Policial Legislativo 2025?
A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi oficialmente contratada como banca organizadora do novo concurso Alego Policial Legislativo 2025. Com a definição da instituição responsável, a publicação do edital pode ocorrer a qualquer momento!
Onde trabalha um Policial Legislativo da Alego?
O aprovado no concurso Alego Policial Legislativo exerce suas funções nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, localizada em Goiânia.
Esse servidor atua diretamente na segurança interna da Casa, garantindo a ordem, a integridade física de parlamentares, servidores e visitantes, além da preservação do patrimônio público.
Suas atividades se estendem a todas as áreas do prédio, como:
- Plenário e galerias;
- Gabinetes parlamentares;
- Áreas administrativas e de comissões;
- Entradas e saídas do edifício;
- Eventos e sessões solenes realizadas pela Assembleia.
Em determinadas situações, o policial legislativo também pode participar de diligências externas e atividades de apoio a comissões parlamentares, especialmente em investigações conduzidas por CPIs!
Confira agora o nosso guia completo e atualizado do concurso Alego e não perca nenhuma novidade!