Assinatura completa
Assinatura completa

Concursos Federais: Dweck confirma excedentes e novas autorizações!

Concursos Federais tem previsão de nomeações, autorizações de novas seleções e convocações de excedentes. Confira todos os detalhes!

Concursos Federais: Dweck confirma excedentes e novas autorizações!
Concursos Federais: Dweck confirma excedentes e novas autorizações!

Os concursos federais seguem com boas perspectivas tanto para quem aguarda convocações quanto para candidatos que esperam novos editais. Isso porque, na última quinta-feira, 2 de abril, a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, trouxe atualizações durante entrevista ao programa Bom dia, ministra.

Segundo a ministra, a convocação de aprovados em concursos já homologados poderá ocorrer normalmente em 2026, inclusive durante o período eleitoral. A restrição legal se aplica apenas à homologação de novos concursos nos três meses que antecedem as eleições.

Em relação à segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), a expectativa é de que as nomeações para cargos que não exigem curso de formação tenham início já no começo de maio, considerando que a homologação ocorreu recentemente.

Sobre a possibilidade de novos editais, Esther Dweck indicou que autorizações podem ocorrer ainda este ano, porém de forma mais limitada. “Devemos ter alguns concursos autorizados esse ano, mas poucos”, afirmou.

A ministra também confirmou que novas convocações de candidatos excedentes devem ser autorizadas em breve. Entre os destaques, está a previsão de chamada de aproximadamente 1,5 mil candidatos para a Polícia Federal. Outras áreas também devem ser contempladas, como agências reguladoras, setor de saúde, com foco na Fiocruz, e área ambiental.

Perspectivas para novos concursos federais em 2026

Para 2026, Esther Dweck reforçou que não está prevista a realização de uma terceira edição do Concurso Nacional Unificado. Ainda assim, isso não impede a autorização de novos concursos pontuais ao longo do período. A prioridade do governo, segundo a ministra, será a convocação dos aprovados nas seleções já realizadas.

Durante a entrevista, a ministra destacou que o governo federal tem atuado para recompor o quadro de servidores, com base nas necessidades reais da administração pública. Segundo ela, essa estratégia busca fortalecer a capacidade do Estado na oferta de políticas públicas.

Dweck também comentou a recente aprovação de um projeto de lei que gerou repercussão negativa, ao sugerir aumento da máquina pública. A ministra esclareceu que a medida tem como objetivo, na prática, recompor equipes que estavam defasadas.

Além disso, foi destacada a ampliação da autonomia para contratação de pessoal nas universidades federais, especialmente diante da ausência de expansão significativa do quadro desde 2016.

Para acompanhar todas as atualizações e oportunidades previstas em concursos federais, confira o guia completo de concursos 2026 e continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!